A criação de ambientes corporativos bem projetados é essencial para promover a produtividade, a colaboração e o bem-estar dos funcionários na empresa. Um aspecto fundamental no planejamento de escritórios modernos é a definição de um zoneamento na planta inteligente. Assim, é interessante contemplar espaços que busquem atender às diferentes necessidades dos colaboradores ao longo do dia.
Desse modo, hoje, queremos explorar três áreas de zoneamento importantes, que podem fazer toda a diferença para o seu negócio e sua equipe.
Veja a seguir!
Mas o que é zoneamento na planta?
O zoneamento na planta é uma medida crucial no processo de design e planejamento de edifícios e espaços. Contempla a divisão e organização de diferentes áreas dentro de uma estrutura arquitetônica. As características específicas e a utilização de cada espaço guiam a tomada de decisão.
O zoneamento é fundamental para garantir que o edifício atenda às necessidades funcionais e estéticas de seus ocupantes e que esteja em conformidade com regulamentações locais e códigos de construção.
Abaixo relacionamos 3 áreas que julgamos importantes para organizações que visam oferecer um escritório moderno, flexível e estimulante.
1. Área de concentração
A área de concentração deve permitir que, ali, os funcionários se dediquem às tarefas que exigem foco e atenção individual. É um espaço onde os trabalhadores podem se isolar das distrações e ruídos do ambiente de trabalho. O que é particularmente importante em tarefas que demandam alta dedicação, como análise de dados, escrita, programação e estudo.
Nesse espaço, é comum encontrar mesas ou cabines individuais, salas de reuniões individuais ou ainda espaços destinados a práticas de meditação e relaxamento, que ajudam a melhorar a capacidade de concentração e a reduzir o estresse.
2. Área de colaboração
A área de colaboração é projetada para incentivar o trabalho em equipe, a troca de ideias e a resolução conjunta de problemas. Aqui, é possível encontrar salas de reuniões, espaços de brainstorming e áreas de trabalho compartilhadas. Essas áreas são ideais para atividades que requerem interação entre colegas, como reuniões de equipe, sessões de criatividade, sessões de treinamento e discussões de projetos.
Mobiliário flexível e tecnologia de comunicação avançada, como telas interativas e equipamentos de videoconferência, são frequentemente integrados às áreas de colaboração para facilitar a troca de informações e ideias entre os membros da equipe. Mesmo que estejam em diferentes locais.
3. Área de socialização
A área de socialização é destinada a promover a interação social entre os funcionários, o que pode ajudar a fortalecer os laços entre colegas e melhorar o clima organizacional. Nesse local, os colaboradores podem desfrutar de momentos de descontração e networking, fortalecendo o sentimento de comunidade na empresa.
É comum encontrar áreas de descanso, cafeterias, espaços de convivência e até mesmo jogos ou atividades recreativas, como mesas de pingue-pongue ou videogames. Esses locais proporcionam momentos de descontração, reduzem o estresse e promovem a integração entre os membros do time.
Então, como foi possível perceber, a adoção de uma abordagem de zoneamento na planta corporativa, que inclua áreas de concentração, colaboração e socialização, oferece diversos benefícios. Além de melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho individual e em equipe, também contribui para a satisfação e o engajamento dos funcionários. Assim, o escritório se torna um local mais agradável e propício ao crescimento profissional.
Ao projetar um ambiente corporativo, é importante entender as necessidades específicas da empresa e colaboradores. Só desse modo será possível criar espaços que propiciem o equilíbrio na organização. Portanto, contar com profissionais capacitados nessa missão é indispensável.
Para saber como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa, entre em contato com a gente pelo WhatsApp 11 98327-6060.