Fonte: AmbienteAmbienti.
Que as empresas se tornam cada vez mais conectadas disso ninguém duvida. Poder fazer negócios com mais agilidade, minimizando as barreiras de tempo e espaço, contando com uma dinâmica nunca antes conquistada, tendo a oportunidade de se comunicar com o mundo e inovar acompanhando as novas tecnologias digitais são benefícios que a internet trouxe não só para as grandes organizações, mas para todas aquelas que buscam acompanhar o mercado, se atualizando e se adequando as tendências.
No ambiente corporativo, a adoção das mídias digitais e recursos audiovisuais é capaz de promover resultados formidáveis, como a agilidade e facilidade na comunicação interna, a redução de gastos e a sustentabilidade que vai ao encontro do conceito “empresa verde” – tão visado atualmente.
A tecnologia que antes era vista como uma ameaça potencial ao consumo de energia hoje já oferece opções que contribuem com a sustentabilidade nas empresas. A escolha dos melhores equipamentos nesse sentido (de baixo consumo) é fundamental, assim como a aplicação e utilização adequada dos mesmos aliada à cultura da organização.
A Arquitetura Corporativa voltada ao “objetivo sustentável” é capaz de prever ambientes onde a tecnologia pode ser explorada da melhor maneira, projetando ou sugerindo áreas especiais, como salas de vídeo conferência. Por meio delas é possível se comunicar de modo ágil, reduzir o uso do papel, evitar o deslocamento de pessoas e a consequente poluição ao meio ambiente ocasionada pela utilização do automóvel.
A gestão eletrônica de documentos (GED) também possibilita esses benefícios, agregando a possibilidade de recombinar informações com mais facilidade, tornando os processos muito mais ágeis e eficientes.
O compartilhamento de arquivos e outros conteúdos hoje movimenta um número espantoso de pesssoas ao redor do mundo, haja vista a popularidade das redes sociais. Essa já não é mais uma tendência, mas uma “nova necessidade” que deve ser incorporada e aproveitada em benefício da sua empresa e de seus colaboradores.
A tecnologia VOIP é outra aliada das empresas no ambiente corporativo. Ela permite que ligações sejam realizadas por meio da internet, diminuindo sensivelmente os custos de comunicação, tornando-a muito mais dinâmica e repleta de oportunidades.
Outras soluções para uma atuação sustentável
Somando os recursos tecnológicos a outras soluções que visam a economia de energia, a diminuição na emissão de poluentes, a reciclagem de materiais, entre outros benefícios ao meio ambiente, é possível otimizar a atuação sustentável, estabelecendo grande diferencial no mercado competitivo.
Algumas dessas soluções, projetadas ou sugeridas por um bom projeto de Arquitetura Corporativa, podem englobar:
– a aplicação de tintas à base de água, as quais são menos tóxicas e evitam odores;
– a utilização de madeiras de reflorestamento de origem 100% certificada;
– o emprego de materiais com selo verde, já vindos de materiais reciclados e que permitem a reciclagem ao final de sua vida;
– a criação de um espaço adjacente para o relacionamento entre as pessoas que possibilite um ambiente de descompressão e inteiração com o meio externo;
– a adoção de coleta seletiva de lixo.
Mas, diante de tudo isso resta uma pergunta:
A sua empresa está preparada para essas possibilidades?
Os projetos de Arquitetura Corporativa da DABUS ARQUITETURA buscam sempre inovar com o intuito de levar a sua empresa elementos que a diferenciem das demais e a tornem mais eficiente.
A partir de uma pesquisa aprofundada de materiais e equipamentos encontramos as soluções que melhor se adequam às necessidades, política e cultura corporativa a fim de tornar os ambientes mais funcionais, empregando os recursos tecnológicos que possibilitarão o desenvolvimento de uma atuação sustentável de excelência.