Nem sempre mudar de prédio é a melhor opção. Para muitas empresas seu endereço e localização são elementos importantes do seu negócio e até de sua identidade. Por outro lado, os desgastes verificados na Arquitetura Corporativa, sua defasagem tecnológica e aparência também ultrapassada, podem ser problemas que pedem veementemente por uma solução eficaz.
Vindo da Europa e dos Estados Unidos, o retrofit nasceu como uma técnica direcionada a revitalizar edifícios antigos a partir da aplicação de novos materiais e tecnologias. Seu objetivo não é o mesmo que o de uma reforma. Ao invés de interferências que alteram as características do prédio, o retrofit visa mantê-las, assegurando sua identidade, revigorando a estrutura e prolongando ainda mais sua vida útil.
Trata-se de uma prática complexa que se constitui como um verdadeiro trabalho de reabilitação. Por ser minucioso e estratégico, envolve não apenas arquitetos e engenheiros, mas uma equipe multidisciplinar que inclui administradores, economistas, consultores e outros profissionais.
O retrofit preserva o patrimônio histórico e arquitetônico, valoriza o imóvel e o adequa para os tempos atuais, nos quais os novos recursos e técnicas disponíveis devem garantir o máximo de conforto, funcionalidade e beleza. Outra vantagem é que sua aplicação permite ainda a adoção de um modelo de Desenvolvimento Sustentável.
Como lembra Heloisa Dabus em uma matéria do jornal Folha de São Paulo:
“Mais do que bonito, o projeto tem de ser eficiente. É mais difícil de fazer do que uma obra que parte do zero, pois é preciso driblar as limitações físicas da estrutura antiga e, como toda reforma, é uma caixinha de surpresas”.
Por isso, o projeto precisa ser muito bem estudado. Para realizar o retrofit em sua empresa opte por uma equipe experiente, capaz de transformar a sua Arquitetura Corporativa em um elemento estratégico para os seus negócios.
Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e sabia como podemos te atender!