Em um projeto de Arquitetura Comercial gosto pessoal não é um critério a ser tratado como determinante. Porém, muitos empreendedores se deixam levar por opiniões infundadas na hora de pensar sobre o seu estabelecimento, o que acaba induzindo escolhas equivocadas, incapazes de contribuir para o alcance dos resultados almejados.
Todo e qualquer negócio precisa ser levado a sério, afinal, trata-se de um investimento que consome boa parte da vida de uma pessoa, seja financeiramente ou em tempo. Assim, é preciso debruçar-se sobre cada detalhe com carinho, conduzindo o processo de maneira profissional e focada nas particularidades dos diferentes elementos que irão compor o espaço.
No caso dos restaurantes há vários ambientes em jogo, tais como a área externa, o salão de alimentação, o caixa ou local de atendimento, a cozinha e os banheiros. Em todos eles é indispensável levar em conta a praticidade das instalações e o conforto dos ocupantes. Mas isso não tem só a ver com a estrutura ou o mobiliário. A comunicação visual também impacta a experiência vivenciada e, nesse sentido, a cor aplicada no local exerce grande influência.
Então, qual a tonalidade certa para ganhar visibilidade e atrair mais clientes?
O que diz o conceito do restaurante
Para encontrar a cor perfeita para o restaurante, primeiramente é necessário desenvolver uma identidade clara, partindo de uma definição sólida do negócio, passando pela construção da marca e seu conceito, até culminar na elaboração de estratégias de posicionamento no mercado. É nesse interim que a identidade visual, mais especificamente, deve ser trabalhada ajudando a identificar quais seriam as melhores colorações para o estabelecimento.
Pois é, não existe uma receita de bolo, tampouco uma composição mágica. Todavia, é possível relacionar algumas cores associadas a determinadas propostas. Veja os exemplos abaixo:
Para ambientes sofisticados
Branco, preto, cinza, pérola, dourado, azul marinho.
Projeto de BK Architects para o restaurante Zozobra, especializado em massas com temática asiática | Fonte: Retail Design Blog.
Para criar uma atmosfera aconchegante
Marrom, bege, amarelo, verde claro, vermelho.
Projeto de bazik para o SMOKEHOUSE Restaurant | Fonte: bazik.
Para uma estética futurista
Branco, preto, cinza, azul, prata, verde.
Para uma estética retrô
Vermelho, marrom, rosa, azul claro, amarelo, laranja.
Para negócios especializados em comida natural
Verde, laranja, amarelo, branco.
Para restaurantes com pratos típicos
Quer conhecer as melhores aplicações para o seu negócio?
Então, entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como nossa equipe pode desenvolver o seu projeto de Arquitetura Comercial.
Leia também:
Marketing e Arquitetura Comercial: A aliança
Projeto de Arquitetura Comercial para o restaurante Little Vegas