O contato com a arte no ambiente escolar não é novidade. Entretanto, na maior parte dos casos, ele se restringe às aulas de Educação Artística. Este momento de ensino formal da disciplina é, sem dúvida, essencial para o desenvolvimento dos alunos. Mas há outras maneiras de aproximá-los e conectá-los à arte.
A escola proporciona diversos pontos de contato que podem ser explorados para estimular a criatividade, aguçar o senso estético e estimular as habilidades dos estudantes de forma mais espontânea.
No post de hoje veremos como a Arquitetura ajuda a aproveitar esses pontos de contato. Acompanhe!
Os benefícios da arte na educação
As experiências artísticas têm o poder de abarcar uma série de emoções, aptidões e sensações. Muitas vezes são transformadoras e capazes de abrir novos horizontes, seja em âmbito pessoal ou profissional.
A arte no ambiente escolar pode promover benefícios como:
- Sensibilidade: contato com os sentimentos que surgem a partir de uma produção artística;
- Criatividade: estímulo da imaginação, tanto na apreciação, quanto na elaboração de obras;
- Senso crítico: desenvolvimento da capacidade de analisar, sentir e discutir;
- Reconhecimentos de aptidões: exploração de habilidades e identificação de afinidades;
- Interdisciplinaridade: conexão com múltiplas áreas do saber, como história, biologia e geografia;
- Respeito às diferenças: entendimento, acolhimento e reconhecimento dos diferentes talentos e estilos artísticos;
- Expressão verbal e corporal: desenvolvimento criativo da escrita, oratória e uso do corpo como veículo de comunicação;
- Ampliação de repertório: aumenta seu repertório cultural e estético.
Arquitetura e arte no ambiente escolar
A Arquitetura Escolar é uma ferramenta extremamente valiosa nas instituições. Por meio dela, é possível criar experiências envolventes, motivadoras e acolhedoras, as quais a arte ajuda a potencializar.
Os ambientes podem ser planejados para aproximá-la ainda mais dos estudantes, para além das aulas de Educação Artística. Algumas soluções nesse sentido são a utilização de mobiliários com design diferenciado, quadros e painéis alocados em áreas de interação e espaços que sirvam de palco para atividades como teatro e apresentações musicais.
Biblioteca criativa, sala de filmes e sala de jogos são mais algumas das variadas possibilidades para tornar a arte no ambiente escolar mais fluida. Contudo, o ideal é partir de uma concepção já integrativa e pedagógica no projeto arquitetônico.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 98327-6060 e saiba como podemos ajudar a sua instituição!