Arquitetura Autoral: como é desenvolvida?
15/04/2025
Os pisos elevados foram criados especialmente para estruturar o cabeamento em empresas tecnológicas e centros de processamento de dados, como os data centers. Isso porque o sistema cria um vão, entre as placas e o chão, que permite a passagem de cabos, fios e tubulações da maneira mais organizada e discreta possível.
Devido à inteligência do dispositivo, em pouco tempo, ele passou a fazer parte de espaços de trabalho “comuns”. Um dos fatores que contribuiu nesse sentido, é que a especificação para ambientes corporativos tende a ser mais simples do que a necessária em estações altamente técnicas.
Atualmente, existe uma ampla gama de opções especializadas para Arquitetura Corporativa. São diferentes materiais, revestimentos e resistências que podem ser adequados às particularidades de cada projeto, tudo para que o escritório ganhe mais praticidade e versatilidade em seu dia a dia.
Confira a seguir as principais vantagens dos pisos elevados.
Sem quebra-quebra, a instalação desse tipo de piso acaba sendo não só mais tranquila, como também mais barata, por reduzir os esforços de mão de obra.
A economia se estende à manutenção do cabeamento. Como ele fica mais acessível (já que as placas que o ocultam são móveis), o preço das revisões ou consertos pode apresentar uma boa queda – fora a agilidade com a qual o serviço é executado.
Somado a isso, se as peças adotadas forem perfuradas e contarem com grelhas para a saída de ar, os custos de energia com ar-condicionado ficam bem mais em conta em relação ao sistema insuflado pelo forro. E, para melhorar ainda mais, a climatização é otimizada, já que elimina-se a formação de zonas com diferentes temperaturas.
Projeto de BDG architecture + design para a MadeBrave | Fonte: Creative Boom.
Sem fios pelo chão, ou tubulações disfarçadas no teto, o escritório se torna muito mais bonito e respeitável. Com a elevação do piso é fácil esconder a fiação e organizá-la para melhorar a funcionalidade dos equipamentos e dos fluxos de movimentação interna, assim como para agilizar as manutenções que forem necessárias.
Projeto de Monom para a BlueLink | Fonte: Officelovin.
Além dos cabos que devem ser revisados e reparados, as placas danificadas também podem consertadas ou repostas de modo muito objetivo, sem perda de tempo e com baixo custo.
Projeto de BARABAN+ Design Studio para a MacPaw | Fonte: Freshome.
Para ambientes corporativos, os modelos mais indicados são os pisos elevados removíveis em detrimento dos monolíticos (moldados in loco). Essa preferência se dá em nome da flexibilidade para realizar mudanças e viabilizar manutenções, como já foi observado.
Com os removíveis, alterações no layout podem ser implantadas sem problema e sem ter de gastar mais com o processo. Caso seja imperativo mudar de prédio, o reaproveitamento das peças (sem a perda de suas características) também é outro benefício. Para empresas em fase de crescimento tais possibilidades são perfeitas.
A flexibilidade do piso elevado é notável ainda no campo dos revestimentos. Vinil, emborrachados, granito, cerâmica e carpete são apenas algumas das opções a serem aplicadas.
Projeto de Morpho Studio para a u2i | Fonte: ArchDaily.
Praticidade e agilidade são as palavras que definem a instalação dos pisos elevados. Naturalmente, é imprescindível respeitar o tempo de cada obra, mas, em geral, o andamento da implantação é bem rápido, uma vez que não é preciso fazer contrapiso, quebrar a estrutura previamente existente e nem contratar um grande número de operários.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Easynvest | Fonte: DABUS.com.br.
VEJA TAMBÉM:
+ O papel do piso na Arquitetura Corporativa
+ Por que usar piso vinílico no escritório
+ Por que usar carpete no piso do seu escritório?
Saiba mais sobre o assunto e sobre as soluções recomendadas para o piso do seu escritório. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e compreenda como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.
Referência: Revista aU.