O que é ser arquiteto para nós, da DABUS ARQUITETURA
Data: 09/12/2024

O que é ser arquiteto?

Na semana em que se comemora o Dia do Arquiteto (15/12) queremos, com orgulho, falar da nossa profissão e destacar o que é ser arquiteto para a equipe aqui do nosso escritório. Em 2024 completamos 36 anos de atividades, por isso, temos muita história para contar.

Cada profissional vivencia sua missão a partir de diversos fatores. Entre eles, sua formação, suas oportunidades, o lugar onde está inserido, sua personalidade e até mesmo seus clientes. Portanto, o objetivo no post de hoje não é, de forma alguma, estabelecer ou ditar verdades absolutas que devem ser seguidas.

A proposta aqui é falar da nossa visão, da nossa experiência e paixão pela Arquitetura. É isso o que temos de mais precioso a oferecer: a nossa identidade e o nosso modo único de trabalhar. Então, acompanhe e entenda melhor!

3 pilares de trabalho

Desde o início, nossa fundadora e arquiteta-titular, Heloisa Dabus, estruturou o escritório em três pilares fundamentais: pessoas, tecnologia e inovação. Assim, com o passar do tempo, esses eixos se tornaram parte da nossa cultura e do nosso jeito único de atuar.

Pessoas são a matriz de tudo, desde os sonhos até a execução das atividades (mesmo as que são automatizadas). Por isso, ser arquiteto passa necessariamente pela habilidade em lidar com os seres humanos. Sejam os clientes ou aqueles que compõem o time de profissionais.

Já a tecnologia é um recurso do qual não se pode abrir mão. Por meio dela é possível chegar mais longe, otimizar tarefas, facilitar a comunicação e tantas outras necessidades que fazem parte do nosso tempo. Quem não domina as ferramentas e não se atualiza, fica para trás, perdendo a capacidade de prover soluções realmente eficientes.

A inovação, por sua vez, tem de ser uma busca constante. Na DABUS ARQUITETURA, ela é exercitada em cada etapa dos nossos projetos. Desde a concepção inicial até a entrega final. Para nós, inovar significa olhar além do óbvio, desafiar padrões e encontrar diferentes formas de solucionar problemas. É essa inquietação criativa que nos permite criar espaços que não apenas atendem às necessidades, mas também surpreendem e encantam.

Além disso, entendemos que a inovação está diretamente ligada ao poder de adaptação às transformações do mundo. Desse modo, tem a ver com a incorporação de tendências, a exploração de novas técnicas e materiais, e o aproveitamento dos avanços tecnológicos para entregar projetos que sejam contemporâneos e, ao mesmo tempo, atemporais.

Atuação multidisciplinar

Para o nosso escritório, outro ponto crucial sobre o que é ser arquiteto é a atuação multidisciplinar. Ou seja, a capacidade de colaborar com profissionais de outras áreas do conhecimento. Afinal, dentro do escopo de um projeto inúmeras variáveis são envolvidas. Para encontrar as melhores soluções para cada uma delas é necessário acionar outros saberes a fim de obter precisão e excelência.

Portanto, por meio do trabalho multidisciplinar, é possível ampliar horizontes, ser mais eficiente e, acima de tudo, inovar.

Ser arquiteto é promover experiências

Estética, forma e função. No trabalho do arquiteto tudo precisa estar conectado e alinhado a um propósito. Além disso, nossa equipe acredita que a Arquitetura deve falar sobre personalidade e, sobretudo, ser capaz de promover experiências que agreguem valor à vida das pessoas.

“A Arquitetura atua na relação da pessoa com o espaço. Devemos surpreender o cliente com o resultado do nosso trabalho, indo muito além das suas expectativas. Ser arquiteta é lidar com sonhos, é transformar formas em experiências”.

Heloisa Dabus

Com uma trajetória sólida e olhar voltado para o futuro, seguimos honrando nossa missão de transformar sonhos em realidade, sempre guiados pelos pilares que nos trouxeram até aqui. Porque, para a DABUS ARQUITETURA, ser arquiteto é isso: unir técnica, criatividade e emoção para deixar a nossa marca no mundo.

Saiba como podemos te ajudar. Entre em contato pelo WhatsApp 11 98327-6060.

Compartilhe este post