A produtividade dentro de uma empresa depende em grande parte das instalações disponíveis para a realização das tarefas. Porém, o que é importante destacar é que a orientação de ambientes corporativos deve ser definida a partir da consideração de fatores como a dinâmica e os processos de trabalho, as necessidades individuais dos usuários e da equipe em como um todo, e também dos próprios valores e conceitos que cada companhia possui.
O que se pretende dizer com isso é que cada organização necessita de uma configuração específica de espaço e sua organização. Mas, quando falamos em “layout ideal” não queremos dizer “perfeito”, mas sim “mais adequado”.
Em algumas empresas é preciso que os processos de comunicação sejam rápidos, fluidos e sem entraves. Em outras, a integração das equipes e o trabalho colaborativo é essencial. Já em outro tipo, é fundamental dispor de áreas reservadas para maior concentração ou mesmo para garantir a confidencialidade de algumas informações. Enfim, empresas e equipes diferentes necessitam de soluções diferentes e personalizadas, o que não é diferente com relação ao tratamento dos espaços físicos das instalações.
A seguir você pode conferir alguns modelos distintos de layouts, os quais, no entanto, não precisam ser trabalhados de forma exclusiva. Eles podem ser combinados dentro de uma organização para favorecer determinadas áreas ou determinados ambientes.
- – Open space: É a grande tendência na Arquitetura Corporativa, constituindo espaços totalmente abertos ou com a presença de biombos ou divisórias. Promove uma integração e participação maior entre a equipe, agilizando decisões do dia a dia e a transmissão de informações;
- – Layout panorâmico: Engloba espaços semi-abertos, nos quais é possível articular um nível racionado de privacidade e segmentar algumas áreas de forma mais individualizada. Ao mesmo tempo em que alguns integrantes da equipe se relacionam livremente, outros desenvolvem suas atividades de modo mais resguardado;
- – Layout celular: Indicado para ambientes em que os colaboradores precisam de total concentração ou da confidencialidade no tratamento de dados, esse modelo privilegia tarefas individualizadas e estabelece a segmentação dentro da empresa. Por causar perdas nas áreas de circulação interna, o layout celular necessita de espaços maiores.
Vale lembrar que a opção por um tipo de modelo deve levar em conta também seu nível de abertura e praticidade a mudanças – requisito no qual o layout celular, por exemplo, já é menos flexível.
Além disso, pesquisa e planejamento são fundamentais. Ou seja, seu projeto de Arquitetura Corporativa deve estar bem embasado, contando com as informações e diretrizes certas na especificação de cada solução, afinal, são os seus negócios que estarão em jogo.
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