O corpo humano e seu diálogo com o ambiente de trabalho
Data: 24/10/2013

Estímulos visuais, táteis, sonoros, psicológicos e até emocionais. Em contato com o mundo, estamos o tempo todo recebendo estímulos que influenciam nosso comportamento e estado de espírito.

Para que possamos manter o equilíbrio e estabelecer uma relação saudável com o universo a nossa volta é preciso cuidar das condições que repercutem sobre o nosso estilo de vida, e um dos principais fatores nesse sentido é o trabalho.

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Com uma dinâmica de atuação bastante diferente de anos atrás, hoje muitas pessoas passam mais tempo na empresa do que em casa ou qualquer outro lugar. Os dias parecem mais curtos, mas, por outro lado, as atividades multiplicam-se, o que contribui para a geração de uma carga de estresse sem precedentes.

Devido às longas jornadas no escritório, o corpo tende a manifestar sintomas que estão relacionados diretamente ao ambiente de trabalho. Por isso é imprescindível compreender qual a relação do organismo com esse espaço.

Dores de cabeça, falta de motivação, tensão e até tristeza são sinais de que há algo errado. A interação do corpo com os equipamentos, mobiliário e recursos instalados tem de ser um dos principais guias do projeto de Arquitetura Corporativa, que a partir de uma pesquisa profunda deve conhecer quais as reais necessidades daqueles que irão ocupar os ambientes planejados.

É nesse momento que entra em cena a (tão falada) Ergonomia. De acordo com a Ergonomics Research Society (U.K.),

“A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução surgida neste relacionamento”.

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Diferentemente do que muitos podem pensar, a Ergonomia não está relacionada apenas às condições de saúde dos músculos, nervos, tendões e ossos, entre outras partes do corpo. Em seu campo também estão incluídos os fatores ambientais que podem afetar a audição, a visão e todas as outras variáveis que têm impacto sobre o conforto humano.

Segundo uma pesquisa da Human Factors and Ergonomics Society (HFES), a aplicação dos conceitos ergonômicos dentro das empresas chega a reduzir em mais de 70% o índice de doenças e acidentes. Em escala maior, garantir a integração harmônica dos ocupantes com todo o espaço corporativo é prezar por uma organização saudável, produtiva e satisfeita com sua atuação.

Valorize a excelência em cada detalhe de seu projeto de Arquitetura Corporativa, pois eles podem resultar diferenças sensíveis na experiência dos usuários com seu trabalho. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

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