Pare um instante diante da fachada da sua empresa e responda: O que ela comunica?
Será que as cores e formas são as mais adequadas? Será que as pessoas têm a percepção certa da marca? Será que ela é capaz de transmitir credibilidade?
Sim, a fachada da sua empresa tem muitas outras funções além de ser simplesmente bonita. Elementos aplicados sem antes serem muito bem estudados e planejados, ainda que resultem em uma composição agradável, podem gerar resultados desastrosos para os seus negócios.
Isso é possível porque a fachada da sua empresa é como a vitrine da sua marca. Capaz de comunicar inúmeras mensagens e causar diversas impressões, ela dialoga com o público e com o mercado de um modo diferente, mas não menos importante e impactante.
A falta de originalidade, a inexpressividade e a incapacidade de comunicar os valores e a identidade da marca são alguns erros comuns nas fachadas organizacionais. Mas, além desses problemas vale a pena citar também a dificuldade de leitura, a incorreta orientação das faces do prédio ou o exagero de informações muitas vezes presentes nesse importantíssimo componente da Arquitetura Corporativa.
Além de serem prejudiciais à organização, essas questões atrapalham também os clientes, que podem se sentir desorientados, com dificuldades até mesmo de acesso.
Uma fachada bem projetada e com uma assinatura única é capaz de se tornar uma boa referência e de fortalecer a marca sem gastos maiores com painéis e outras ferramentas publicitárias.
De modo geral, valem as dicas:
- – CORES: Utilizar as cores da marca é uma ótima estratégia para “marcar presença”. Em muitos casos, no entanto, elas são muito fortes ou vibrantes para serem aplicadas em toda a fachada. Assim, é necessário buscar saídas que viabilizem o seu uso com equilíbrio, mas sem abrir mão de seu poder de identificação;
- – MATERIAIS: Madeira, pedras, concreto, espelhos, vidros, superfícies metalizadas, entre outros. Que tipo de material tem mais a ver com a identidade corporativa? Os materiais funcionam como excelentes artifícios para transmitir sensações e impressões, por isso precisam ser aproveitados com inteligência e pensamento estratégico;
- – COMUNICAÇÃO: O nome da empresa e sua proposta devem, preferencialmente, estar bem visíveis, claros e posicionados. Logotipo, slogan e outros elementos da marca podem necessitar muitas vezes de aplicações especiais, as quais têm de ser estudadas, a fim de que seja feita a melhor e mais econômica escolha;
- – ILUMINAÇÃO: Principalmente durante a noite, uma iluminação bem orientada pode gerar efeitos incríveis, tornando o prédio mais atrativo e garantindo sua comunicabilidade;
- – ORIENTAÇÃO: O mal posicionamento das faces do edifício, além dificultar o acesso e, muitas vezes, matar o poder comunicativo, gera complicações em seu interior, como o excesso ou a carência de incidência da luz natural.
Viu só?
A facha da sua empresa é um elemento diferenciado na Arquitetura Corporativa. Agregue valor a ela e possibilite que isso gere valor para a sua marca, para os seus negócios.
Para que você colha os melhores resultados, a DABUS ARQUITETURA desenvolve o seu projeto alinhando as soluções adotadas aos objetivos de Comunicação e Marketing, promovendo, a partir daí, um posicionamento de sucesso no mercado. Para saber mais sobre como podemos te ajudar entre em contato conosco agora mesmo!