Começar um negócio ou fazer uma mudança exige uma ampla gama de cuidados. Entre eles, o planejamento do escritório.
Como será o espaço? De que modo a equipe será dividida? Quando tudo deve estar instalado e devidamente funcionando?
Pois é, tudo isso requer planejamento sobre o espaço. Improvisar pode ser arriscado, inclusive do ponto de vista financeiro. Para que toda a equipe se sinta motivada e confiante é essencial que ela conte com um ambiente corporativo organizado, prático e eficiente.
Bem, mas está na hora de começar a pôr as ideias em prática. Fique atento e conheça 5 erros que podem decorrer nesse processo. Evite-os e tenha um escritório capaz de entregar bons resultados!
1. Ignorar o posicionamento estratégico
A Arquitetura Corporativa é uma ferramenta preciosa para o posicionamento estratégico de uma empresa. Isso porque ela expressa uma série de ideias, conceitos e valores que atestam ou reafirmam a maneira como a marca deseja ser percebida pelo mercado, assim como pelos seus próprios colaboradores e clientes.
Portanto, deixar de lado essa oportunidade é investir em esforços sem rumo para o espaço de trabalho.
2. Medidas imprecisas
Ter a exata noção do metro quadrado disponível é primordial para o planejamento do escritório. Mas, nem sempre isso acontece. Assim, muitos empreendedores têm que arcar com os custos dos ajustes em cima da hora. Isso sem falar da dor de cabeça e desgaste emocional. O mesmo acontece quando as medidas são equivocadas.
3. Má definição do layout
Há diferentes tipos de layout que podem ser utilizados na Arquitetura Corporativa, como o open space e o panorâmico. Quando não se dá a devida atenção a esse importante fator, o escritório pode sofrer não apenas com uma organização e arranjo pouco funcionais, como também com a falta de produtividade da equipe que, desse modo, passa a não dispor da estrutura necessária para desenvolver bem cada tipo de tarefa.
4. Escolha dos materiais errados
Beleza não é tudo em um projeto corporativo – e, a bem da verdade, em todos os outros. Mas, em muitos casos, ela é elevada a máxima potência em detrimento da funcionalidade e do conforto. Pisos escorregadios para as estações de trabalho, revestimentos que não isolam o som e aplicações sem ergonomia são só alguns exemplos que podem resultar de um mau planejamento.
5. Não ter ajuda profissional no planejamento do escritório
Muitos empreendedores e executivos têm ideias claras sobre como gostariam que fosse o espaço da empresa. No entanto, isso não quer dizer que elas englobam, de fato, as melhores soluções, e nem que serão concretizadas da forma adequada.
Dessa maneira, contar somente com “boas ideias” não garante o sucesso do projeto. Há inúmeras variáveis que precisam ser levadas em consideração. Por isso, não dá para abrir mão da expertise de profissionais qualificados, que têm todas as condições de analisar o caso, levantar as medidas adequadas e viabilizá-las com segurança e praticidade.
Nós da DABUS ARQUITETURA estamos prontos para te ajudar! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em Arquitetura Corporativa.
Sejamos assertivos 😉