Diversos fatores estão associados à liderança das empresas. Tais como processos, competências técnicas e pessoas. Ninguém tem dúvidas sobre o desafio de estar à frente de um negócio ou de um equipe. No entanto, é necessário buscar aperfeiçoamento constante.
Aprender antes de cometer erros na prática é uma excelente maneira de economizar tempo e poupar esforços na correção, sobretudo, de graves problemas.
Por isso, hoje, relacionamos práticas que devem ser evitadas agora. De modo geral, elas dizem respeito a comportamentos que dependem, principalmente, da postura e autogestão dos próprios lideres. Mas, com isso, não ignoramos o apoio que as organizações, como um todo, devem se empenhar em fornecer.
Acompanhe e saia na frente!
O que fazer para otimizar a liderança das empresas?
A seguir nós elencamos algumas das principais falhas que as lideranças das empresas tendem a cometer. Sejam elas inexperientes ou mesmo com muitos anos à frente das equipes.
O importante é ficar atento e não deixar que as situações do dia a dia tirem o foco de uma boa gestão.
Veja o que não fazer:
1. Ser autoritário ou arrogante
Autoritarismo e arrogância geram distanciamento e falta de respeito por parte da equipe. Assim, conduz a um clima nada saudável e desmotivador. O que, sem dúvidas, comprometerá os resultados.
2. Não alinhar expectativas
Metas e objetivos claros são cruciais para uma atuação eficiente do time. Descrever bem as vagas a serem preenchidas e, depois, realinhar as funções fazem toda a diferença para o andamento e produtividade do trabalho. O líder que não alinha expectativas acaba sofrendo com uma série de confusões que geram contratempos extremamente prejudiciais.
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3. Realizar tarefas operacionais
Este é um erro ainda muito comum. Líderes que se debruçam em tarefas operacionais ficam sobrecarregados e perdem a visão do todo. Assim, comprometem sua capacidade de gerenciar e de dirigir sua energia a questões estratégicas.
4. Se manter distante
O distanciamento entre a liderança das empresas e colaboradores acarreta em erros, falta de motivação e desengajamento. Muitas vezes o time precisa de alguém perto para dar o exemplo e apontar caminhos na solução de problemas.
5. Não buscar atualização
O mercado muda constantemente. Portanto, os líderes também precisam buscar se atualizar. Aliás, eles têm de sair na frente, apontando tendências e incentivando ao aperfeiçoamento. Então, devem sempre procurar cursos, eventos e feiras de reciclagem.
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