Imagens são poderosos meios de expressão. Elas sempre trazem uma mensagem mais ou menos explícita. Contudo, costumam permitir mais de uma interpretação. Por isso, é tão importante fazer um planejamento que assegure a leitura desejada acerca do que é apresentado. Na Arquitetura não é diferente. Mas, para dominar o assunto, primeiro é preciso conhecer muito bem os elementos básicos da comunicação visual.
Um olhar particularizado sobre cada um desses elementos permite utilizá-los de maneira mais estratégica. De modo que corroborem com a mensagem final que deve ser assimilada pela maioria das pessoas. Designers e arquitetos estudam muito bem a disciplina para poder desenvolver obras repletas de sentido e significado.
Mas, no artigo de hoje, você também poderá conhecer um pouco sobre os conceitos elementares que ajudam a compreender melhor a comunicação exercida de maneira visual.
Com quantas formas se faz uma boa comunicação?
A comunicação visual é composta por diversos elementos, que existem tanto de modo individualizado, quanto combinado. As formas podem assumir esquemas complexos e sofisticados. Assim, sua manipulação depende de profissionais devidamente preparados.
Todo cuidado é necessário, pois o resultado final não pode gerar o efeito oposto do idealizado. Isso porque o que está em jogo é a imagem de uma marca. Ela pode ser altamente prejudicada se as pessoas a virem por uma perspectiva inadequada.
Elementos básicos da comunicação visual
A seguir relacionamos 5 elementos, que se caracterizam por estarem entre os mais básicos da comunicação visual.
1. Ponto
Este é o início de tudo. O ponto é uma unidade extremamente simples. Entretanto, pode formar imagens inteiras pela técnica do pontilhismo.
2. Linha
Como todos os outros elementos, a linha é formada por uma sequência de pontos. Ela serve, sobretudo, para traçar limites e estabelecer direcionamentos.
3. Forma
Linhas que se fecham dão luz a formas. Como o quadrado, o triângulo e o círculo. Evocam significados e sensações, que são muito explorados na comunicação visual.
4. Cor
As cores potencializam ainda mais os significados e sensações. A partir delas surgem as tonalidades, que criam todo um universo cromático rico e repleto de simbolismos.
5. Textura
A criação visual de texturas empresta qualidades de outro sentido, o tato. Assim, simula materiais e torna a obra muito mais interessante. Então, novas aplicações podem ser exploradas.
Como mencionado, esses são apenas os principais elementos básicos da comunicação visual. Eles se combinam não apenas entre si, como também com muitos outros componentes. Desse modo permitem as mais variadas e criativas criações no design e na Arquitetura.
Leia também nosso artigo sobre a importância, função e benefícios da comunicação visual na Arquitetura.