Planejar o espaço de trabalho pode fazer toda diferença para os negócios. Isso porque, um ambiente organizado, funcional e acolhedor repercute positivamente sobre a disposição e a produtividade da equipe. E isso independe do tamanho e estrutura da sua empresa.
Contudo, em um mundo pós-pandemia, com os modelos de atuação híbridos, pode ser difícil prever quantos colaboradores realmente utilizarão o escritório. Assim, mais do que nunca, se faz necessário um planejamento cuidadoso e realista.
Portanto, acompanhar as dicas de hoje pode ser o direcionamento que faltava para ajudar a tomar as melhores soluções.
Vem com a gente!
Benefícios de planejar o espaço de trabalho
Embora muitos não consigam visualizar, um bom planejamento do espaço é capaz de proporcionar diversos benefícios para uma empresa. A seguir relacionados alguns deles:
- Espaços mais saudáveis, funcionais e produtivos.
- Contenção de custos de mão de obra, recursos e gerenciamento de instalações.
- Redução de desperdícios.
- Conformidade com as normas de segurança e ergonomia.
- Equipe motivada e com menos problemas ocupacionais.
- Segurança para a tomada de decisões quanto ao layout e ao design do escritório.
- Eficiência energética adequada.
Muito bem. Mas como dimensionar adequadamente o escritório? Veja as dicas abaixo!
1. Defina os objetivos
Antes de começar a planejar o espaço de trabalho, é fundamental ter uma clara compreensão dos objetivos da sua empresa. Pergunte-se: qual é o propósito principal desse ambiente? É para incentivar a colaboração, aumentar a produtividade ou melhorar o bem-estar dos funcionários? Ao estabelecer metas claras, você poderá direcionar suas decisões de design de acordo com esses objetivos.
2. Analise as necessidades dos funcionários
Cada empresa possui necessidades específicas. Assim, é importante envolver os funcionários no processo de planejamento. Realize pesquisas, entrevistas ou workshops para entender como eles realizam suas tarefas diárias, quais são as suas preferências e quais obstáculos enfrentam. Essa análise ajudará a identificar as necessidades individuais e coletivas dos colaboradores. Desse modo, será possível criar um espaço adequado para os apoiar da melhor forma possível.
3. Considere o fluxo de trabalho
Para otimizar a eficiência, leve em conta o fluxo de atividades da sua equipe. Mapeie os processos e identifique quais atividades estão interconectadas. Isso ajudará a determinar como organizar os diferentes espaços, desde áreas de trabalho individuais até espaços colaborativos e salas de reuniões. Certifique-se de que os fluxos de trabalho sejam intuitivos e não haja obstáculos físicos que dificultem a produtividade.
4. Priorize a ergonomia e o bem-estar
Um ambiente de trabalho saudável e ergonômico é essencial para o bem-estar dos funcionários. Considere a disposição dos móveis, a altura das mesas, a ergonomia das cadeiras, a iluminação e a ventilação. Incentive pausas regulares e forneça áreas de descanso confortáveis. Lembre-se de que um time feliz e saudável tende a ser mais produtivo e engajado.
5. Flexibilidade e adaptação
É importante que o escritório seja flexível o suficiente para se adaptar às mudanças nas necessidades do negócio. Então, considere soluções modulares e móveis que permitam reconfigurar o ambiente conforme necessário. Além disso, esteja aberto aos feedbacks contínuos dos colaboradores e faça ajustes conforme necessário para garantir que o espaço atenda às demandas em constante evolução da equipe.
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