Quando o assunto é planejamento do espaço uma das questões mais importantes é o que será feito para aproveitar ao máximo o metro quadrado disponível. Grande parte das empresas, se não a maioria, enfrenta algum tipo de dificuldade para organizar o ambiente de modo que ele fique confortável, funcional e esteticamente agradável.
Pois é, nem tudo é perfeito em um escritório e por isso é tão importante recorrer à otimização do espaço. Mas para que essa solução seja possível é necessário utilizar alguns truques e técnicas específicos. Hoje nós vamos falar justamente sobre isso, ou melhor, vamos mostrar como é possível obter um bom resultado nessa direção.
1. Providencie compartimentos embutidos
Armários, gavetas e outros móveis embutidos são fundamentais para deixar o ambiente mais clean e para liberar o local para outros itens.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Bausch + Lomb.
2. Pense verticalmente
Quando o espaço é reduzido a melhor saída é começar a “subir pelas paredes”. Sim, prateleiras suspensas, estantes, ganchos e demais organizadores devem ser verticalizados ao máximo, de preferência acompanhados de diversos compartimentos.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Easynvest.
3. Use e abuse do vidro
Áreas envidraçadas são ótimos recursos para clarear o interior de maneira natural e conferir uma sensação de ampliação do espaço. A conexão com o lado de fora funciona como uma extensão do escritório, proporcionando bem-estar.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Redecard JK.
4. Aplique cores claras
Como todos já sabem, ao contrário das tonalidades escuras, as cores claras contribuem para iluminar melhor o ambiente, dando a impressão de que ele é maior do que realmente é.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para o Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil.
5. Adote divisórias
Ao invés de construir paredes de alvenaria, use divisórias que ocupam bem menos e espaço e são flexíveis a mudanças. No mercado, existem diversos formatos, cores e texturas para facilitar a composição.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Redecard JK.
6. Não misture muitos padrões
Opte por trabalhar com um mesmo tipo de madeira ou uma mesma paleta de cores, por exemplo. Se misturar diferentes padrões, o escritório (sobretudo os pequenos) pode parecer bagunçado e apertado.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Associação Brasileira de Franchising.
7. Invista em móveis planejados
Nada é mais indicado do que estudar milimetricamente o local a fim de que seja desenvolvido um mobiliário sob medida. A partir desse cuidado a empresa se torna muito mais organizada, inteligente e econômica – espacial e financeiramente falando.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Associação Brasileira de Franchising.
8. Utilize Arquivos Deslizantes
Além de centralizarem as informações de modo sistemático, e de permitirem fácil acesso a elas, os Arquivos Deslizantes podem economizar até de 70% da área ocupada, se comparados aos métodos tradicionais de armazenagem de documentos.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Bausch + Lomb.
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