Em meio ao crescente volume de serviço e desafios cada vez maiores, não é incomum que os colaboradores passem a apresentar traços de fadiga e estresse. Já percebeu isso em sua equipe? Mas, é justamente para contrapor esse panorama, que o local de trabalho deve proporcionar conforto e bem-estar. Para tanto é possível recorrer a diferentes estratégias. O escritório minimalista é um deles.
Popularizado na década de 60, o estilo minimalista traz uma proposta atrelada à simplicidade, organização e praticidade. Muitos projetos atuais adotaram esse modelo como forma de apresentar uma ambientação moderna e elegante. Na Arquitetura Corporativa não tem sido diferente.
Uma vantagem bastante pertinente é a otimização do espaço que é proporcionada pela quantidade reduzida de elementos no ambiente. Para empresas menores a solução é ideal, pois garante sua funcionalidade, sem perder o charme.
Gosta da ideia? Se identifica com o estilo? Então, saiba quais características precisam ser desenvolvidas.
Diretrizes do escritório minimalista
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Hansgrohe Brasil.
Para que o minimalismo faça parte do seu escritório é muito importante que o estilo tenha a ver com a identidade e a personalidade do seu negócio. Ou seja, é interessante que ele seja capaz de contribuir para o fortalecimento da imagem da marca. Assim, cria-se um universo coerente e um discurso único.
Na sequência, 5 medidas que ajudarão a seguir corretamente a proposta.
1. Explore traços retos
Linhas retas e formas geometrizadas são essenciais para compor um ambiente leve e clean. Todo o design deve estar de acordo com esse conceito. Por isso, preste atenção na hora da escolha do mobiliário.
2. Tenha uma paleta de cores neutras
Branco, preto e cinza é o trio clássico do minimalismo. Entretanto, ele não impede a aplicação de outras cores. O importante é que elas apresentem tonalidades claras e pastéis, se for o caso, proporcionando uma atmosfera serena, livre de muitos estímulos.
3. Deixe espaço para o que é natural
A luz vinda diretamente do sol, assim como plantas e materiais naturais são componentes que ajudam a estabelecer o clima de leveza necessário.
4. Dê foco à organização
Mesmo que toda a ambientação do escritório minimalista seja coerente, se o espaço estiver desorganizado, dificilmente ele garantirá o aspecto pretendido. Portanto, é essencial pensar em estantes, prateleiras e compartimentos que permitam deixar as coisas sempre no lugar.
5. Busque a simplicidade
O minimalismo não tem a ver somente com um estilo de ambientação. Ele também vale para compor a cultura organizacional, direcionar processos e fluxos de trabalho. É um jeito de ser, de pensar e de levar a vida. No caso, dentro da empresa. Então, construa um negócio descomplicado!
Conheça as melhores soluções para o seu projeto de Arquitetura Corporativa. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar!