Seu consultório odontológico não precisa (e nem deve) ser igual a todos os outros: branco, frio e inexpressivo. Alguns são até assustadores para os pacientes. Precisamos sempre lembrar, que eles não se encontram na posição mais agradável ao realizar consultas. Portanto, esse é um fator que deve ser contornado.
Um paciente que se sente bem no consultório tende a voltar e, não só isso, ele também pode indicar o serviço a outras pessoas.
Hoje vamos abordar dicas para melhorar o consultório odontológico. Dessa forma, esperamos que seu negócio obtenha mais sorrisos e melhores resultados. Vamos lá!
1. Atendimento Humanizado
Medo de dentista é um dos medos mais comuns quando o assunto são cuidados com a saúde. Embora tratar os dentes seja necessário, muitas pessoas preferem até deixar o dentista de lado, por conta da “aflição” que sentem no ambiente odontológico.
Um bom jeito de desfazer as impressões negativas é com um belo sorriso. O atendimento humanizado pode fazer toda diferença nessa hora. Assim, é importante contar com uma equipe bem treinada e focada nas necessidades de cada paciente. Explicar o que vai acontecer, oferecer água e dar aquela atenção especial na conversa ajuda a aproximar e a fortalecer o relacionamento.
Com bases sólidas de confiança, o paciente voltará com tranquilidade e o seu consultório irá construir a credibilidade que tanto deseja.
2. Fique por perto
Não deixe que o paciente venha até seu consultório apenas quando estiver no último estágio de alguma patologia. Prevenção também é importante!
Logo, realize um trabalho de atendimento mais dedicado, coletando informações como e-mail e telefone para poder manter contato. Por meio desses canais é possível esclarecer dúvidas, apresentar promoções, enviar informativos e outras oportunidades que ajudam a trazer o paciente para mais perto. Além disso, essa é outra maneira de alimentar o relacionamento.
3. Cuidado com a primeira impressão
Organização, limpeza, atenção dos funcionários, conforto. Tudo isso, entre outros fatores, podem ser facilmente observados e “sentidos” logo no primeiro contato com o espaço. No caso, para melhorar o consultório odontológico, é preciso pensar também na imagem de atualização profissional que o espaço agrega. Afinal, novas tecnologias, equipamentos e instrumentos ajudam a transmitir uma mensagem de competência e credibilidade. Nesse sentido, vale até mesmo substituir revistas e outras mídias defasadas.
4. Cada espaço com suas soluções
Recepção, sala de espera, sanitários, sala de atendimento. Cada um desses ambientes devem ser planejados de forma única, embora a identidade da marca deva conectar todos eles. Questões técnicas precisam ser cuidadosamente observadas pelo projeto de Arquitetura Clínica, a fim de que as instalações sejam não apenas agradáveis do ponto de vista estético, como também funcionais, assertivas e práticas.
A higiene é um ponto crucial. Para ressaltá-la pode-se optar pela predominância de cores claras – o que não significa que a ambientação do consultório tenha de ser monótona. A escolha de revestimentos e materiais de fácil limpeza ajuda a assegurar a ordem no dia a dia. Paredes e pisos lisos, por exemplo, são muito bem-vindos.
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