Nem todos os tipos de empresas necessitam de ambientes amplos para exercer seu ofício. Atualmente, modelos de negócios diferenciados se desenvolvem em espaços de trabalho reduzidos, focados apenas nos recursos essenciais para a realização das atividades.
A principal vantagem de um escritório pequeno está na economia que ele é capaz de proporcionar tanto no momento de sua construção quanto no processo de manutenção do local. Por outro lado, nesse caso, o planejamento da Arquitetura Corporativa tem de ser meticuloso, a fim de que o espaço disponível seja otimizado com o máximo de inteligência, funcionalidade e equilíbrio estético.
As alocações projetadas devem atender as condições necessárias para uma execução satisfatória das atividades, ao mesmo tempo em que garanta áreas para a circulação descomplicada de pessoas. O mobiliário é uma peça-chave na organização do ambiente, uma vez que ele é o seu componente principal.
Otimizando espaço com o mobiliário corporativo
1. Adote móveis com mais de uma utilidade: Ao escolher o mobiliário é interessante ficar atento às peças que podem desempenhar duas ou mais finalidades no escritório. Mesas com gavetas para guardar documentos e estantes ou armários que podem servir como divisórias são exemplos úteis nesse quesito. Além de economizar metro quadrado com a não divisão das funções, eles tornam sua utilização mais prática.
Projeto da MER para seu próprio escritório | Fonte: Office Snapshots.
2. Use e abuse de vários compartimentos: Gavetas, prateleiras, armários e afins são excelentes aliados da organização e da otimização do espaço.
Projeto de Sennex Consultants para seu próprio escritório em Singapura | Fonte: Office Design Gellery.
3. Priorize cores claras: Assim como as cores das paredes, o mobiliário de escritórios pequenos deve ter, preferencialmente, tons claros que ajudam a reforçar a sensação de amplitude da área ocupada.
Projeto de Cutler para seu próprio escritório em Gastown | Fonte: Interieurontwerp.nl.
4. Dê preferência para linhas retas: Móveis cujo design valoriza linhas retas se encaixam com mais facilidade em espaços menores, oferecendo, assim, um melhor aproveitamento do metro quadrado.
Projeto do Sketch Studios para seu centro de logística Colnbrook | Fonte: Architectism.
5. Verticalize o que puder: Para lidar com a limitação espacial nada melhor do que verticalizar o escritório. Prateleiras e estantes suspensas, sobretudo, podem ser aplicadas sem comprometer o aproveitamento do ambiente.
Projeto do Studio Alexander Fehre para a Movet | Fonte: Office Snapshots.
Lembre-se: apesar dessas condições nunca abra mão do conforto. A ergonomia deve ser amiga fiel do seu espaço de trabalho!
Para saber mais sobre as melhores soluções de Arquitetura Corporativa entre em contato com a DABUS ARQUITETURA.