Início de ano é sempre bem-vindo para a definição de metas. Sem elas a equipe e o negócio como um todo ficam sem saber onde chegar. Entretanto, muitas empresas têm dificuldades para traçar objetivos de forma clara. Muitas chegam até a negligenciar esse processo, justamente por se perderem ou considerá-lo muito confuso. O que acaba trazendo sérias consequências.
Cada segmento e cada organização tem resultados específicos a serem alcançados. É indispensável mantê-los em vista para que seja possível avançar no mercado e, sobretudo, crescer. Ficar estacionado, definitivamente, não deve ser uma opção a se considerar!
Mas, não se preocupe. Você não está sozinho. Há ferramentas preciosas que podem auxiliar em sua missão. Uma delas é o método SMART. Já ouviu falar?
Acompanhe a seguir e saiba como ele pode apoiar seus passos rumo a metas mais consistentes, objetivas e pragmáticas.
Então, o que é o método SMART?
Primeiramente, vale destacar que o termo “SMART” é um acrônimo das palavras em inglês: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-based. O conceito foi proposto em 1981 pelo estrategista George T. Doran e, anos mais tarde, foi consolidado e popularizado por Peter Drucker, considerado o “pai da administração moderna”.
O método SMART é uma metodologia que visa auxiliar na criação e prática de metas inteligentes. Para tanto define características de cada uma das 5 etapas que a compõem.
Há muitos benefícios que uma boa definição de metas é capaz de proporcionar. Tais como alinhamento entre o time, melhoria contínua, previsão de investimentos, redução de riscos e aumento da produtividade.
5 características que a definição de metas deve ter
Conheça a seguir os passos que compõem o método SMART. Eles podem ser aplicados tanto a objetivos corporativos, quanto a intenções pessoais.
1. Meta específica (specific)
A primeira providência é definir e descrever a meta de forma específica. Isto é, com as informações necessárias para que todos os envolvidos sejam capazes não só de entender, como também de acompanhar o que foi determinado.
Assim, não basta, por exemplo, apontar como objetivo o aumento de vendas em dado mês. É necessário pontuar também questões como a porcentagem de aumento desejada, os responsáveis pelo trabalho e qual o produto ou serviço a ser trabalhado.
2. Meta mensurável (measurable)
A fim de viabilizar uma análise objetiva quanto ao alcance de metas, é preciso fazer a definição das métricas mais relevantes. Não é preciso, e nem aconselhável, abarcar todo e qualquer dado. Contudo, os parâmetros com maior relação aos resultados pretendidos não podem ficar de fora. Portanto, deve-se destacar que é imprescindível quantificar esses resultados.
3. Meta alcançável (achievable)
Realistas. É assim que suas metas têm de ser. Diversas empresas se equivocam ao estabelecerem níveis demasiadamente elevados a serem alcançados em pouco tempo. A postura tem de ser ousada, porém, sem ignorar a realidade. Isto é importante até mesmo para que não haja desmotivação.
4. Meta relevante (Relevant)
As metas só serão batidas quando elas fizerem sentido para os envolvidos. Por isso, precisam ser relevantes para o grupo e os indivíduos que dele fazem parte. Então, deve-se buscar um alinhamento com as expectativas da equipe, a fim de que ela perceba valor nos esforços a serem realizados em prol do objetivo maior.
5. Meta com tempo (time-bound)
Em quanto tempo o objetivo deve ser atingido? Qual é o prazo e a data-limite? Esses apontamentos precisam ser claros e específicos. De modo diferente não é possível trabalhar com prioridades.
Crie um programa de definição de metas para que seu negócio avance continuamente. Conte com o método SMART e as dicas que sempre trazemos aqui no blog. Até a próxima!
Referências: Administradores.com, Poder da Escuta, Blog Ser.
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