O planeta Terra oferece aos seres humanos todas as condições necessárias à sobrevivência. Há diferentes fontes de energia que abastecem suas atividades, algumas delas até pouco exploradas. No entanto, o problema surge quando a atuação humana demanda mais do que o gigante azul pode fornecer até se recuperar. Fontes renováveis precisam de tempo, o qual não vem sendo respeitado. Por isso, hoje, as providências em torno do consumo consciente de energia são tão urgentes. Todos devem se comprometer de alguma forma com a causa. Inclusive sua empresa.
Os impactos de uma postura desalinhada com essa proposta podem ser vistos e sentidos em pequena e larga escalas. Aumento de resíduos, aquecimento da temperatura e aumentos nas contas de eletricidade são apenas alguns exemplos.
De acordo com Richard E. Smalley, da Rice University:
“A energia ocupa o primeiro lugar entre os dez maiores problemas a serem enfrentados pela humanidade nos próximos 50 anos”.
Ou seja, estamos falando em um curto espaço de tempo para mudanças que envolvem diferentes camadas da sociedade. Cada agente deve assumir o seu papel e tomar providências pontuais em seu contexto. Quanto antes melhor.
Para ajudar, vamos falar hoje sobre algumas medidas que podem ser tomadas para mudar o rumo do seu negócio – e do mundo!
O papel da Arquitetura no consumo consciente de energia
Novas tecnologias, materiais e métodos já estão disponíveis para serem empregados nos projetos de Arquitetura e Construção. Entretanto, é necessário contar com profissionais conscientes, atualizados e comprometidos em fazer a diferença junto a seus clientes.
A reciclagem de materiais, os sistemas de coleta de água da chuva, o aproveitamento inteligente da ventilação e da iluminação naturais, a adoção de lâmpadas de LED e os processos que buscam minimizar a geração de resíduos são exemplos de soluções a serem empregadas.
O importante a observar é que, ao longo de toda a cadeia, é possível contar com saídas sustentáveis e não somente na última fase do processo.
Mas como trabalhar o consumo consciente dentro da empresa?
Além das possibilidades que a Arquitetura oferece ao seu negócio, há outras medidas que podem ser buscadas em direção ao consumo consciente de energia. Veja algumas delas:
- – Áreas verdes: A presença de jardins e plantas ajuda a equilibrar a temperatura ambiente, minimizando a necessidade de acionar sistemas de refrigeração ou de umidificação do ar. Além disso, contribui com a redução de gás carbônico e outros poluentes. Os jardins verticais e os telhados verdes são ótimas ideias a se adotar.
- – Produtos com selo A: Passe a adquirir somente equipamentos que apresentam alto desempenho, conforme indica o Selo Procel do Inmetro. Oriente o departamento de compras a escolher apenas aparelhos com classificação A.
- – Marcas ecologicamente corretas: Na mesma direção da dica anterior, atente-se para trabalhar com marcas que também assumem uma postura sustentável.
- – Painel solar: Embora exija um investimento inicial um pouco maior, a instalação de placas fotovoltaicas, para a produção de energia a partir do calor do sol, gera grande economia ao longo do tempo, inclusive do ponto de vista financeiro.
- Aparelhos em stand by: Eduque os colaboradores a sempre tirarem os equipamentos da tomada enquanto eles não estiverem sendo usados. O hábito de deixá-los sempre plugados pode ser responsável por até 10% do valor total de conta de energia elétrica.
- Economia de papel: Busque utilizar somente o estritamente necessário. A produção de papel exige grande quantidade de água e energia.
- Educação constante: Na luta em prol ao consumo consciente de energia, o engajamento da equipe é primordial. Ela deve assimilar muito bem a importância de evitar desperdícios e de contribuir com ideias que ajudem a minimizar os impactos ao meio ambiente. Portanto, recicle seus conhecimentos sobre o tema a partir de cursos e palestras periódicas.
Precisa de um projeto de Arquitetura mais consciente e eficiente, energeticamente falando?
Entre em contato com a DABUSARQUITETURA e fique por dentro de nossas soluções exclusivas para o seu caso!
Referências: Panorama Positivo, DCML, FNA.