Para muitos líderes e empresas a competitividade no trabalho é um fator positivo, que intensifica o cumprimento de metas. No entanto, é preciso ter cuidado. O clima organizacional não pode ser negligenciado. É necessário sim que ele seja estimulante. Contudo, sem que se torne tóxico!
Esse é um assunto intimamente relacionado à gestão de pessoas. A forma como elas se relacionam tem de ser produtiva, colaborativa e saudável. Uma competitividade que promove brigas e intrigas não pode ser tolerada. Afinal, o negócio como um todo acaba sendo prejudicado. Por exemplo com a alta reatividade de colaboradores.
No artigo de hoje vamos entender como gerenciar o time, a fim de que ele se mantenha estimulado e em harmonia. Confira!
Os líderes e a competitividade no trabalho
Uma liderança ativa deve acompanhar o que se passa na empresa e, desta forma, intervir diante de possíveis conflitos. Sua atuação tem de ser, preferencialmente, preventiva nesse sentido. Portanto, precisa estar sempre presente, conhecer os membros do time, suas potencialidades e limitações.
O clima de uma companhia depende muito do modo como seus líderes a conduzem. Sobretudo porque eles são observados a todo tempo. Seus métodos, seu temperamento e sua disponibilidade são capazes de inspirar a maneira como os colaboradores se relacionam.
Portanto, quem tem um papel de destaque tem de estar consciente sobre seu poder de influência. Inclusive com relação à competitividade no trabalho.
Como tornar a competitividade saudável?
A competitividade no trabalho não é algo a ser eliminado. Entretanto, como falamos, é imprescindível uma boa gestão para que ela se torne saudável.
Uma das práticas que pode ajudar é desenvolver atividades em grupo. De modo que todos tenham de cooperar por um objetivo comum. Estimule a superação dos próprios limites ao invés do ofuscamento dos colegas. Explore diferentes modalidades de colaboração. O próprio escritório pode criar espaços propícios para o trabalho colaborativo.
Outro aspecto importante é o reconhecimento. Dê feedbacks, elogie e faça com que as pessoas entendam que estão no caminho certo. Muitas vezes é a insegurança a causadora dos conflitos.
Além disso, assuma a diversidade como um valor do negócio. Monte times diversificados e inclusivos. Deixe claro que as diferenças são valorizadas, que todos têm o seu lugar de valor.
Como não poderia deixar de ser, abra sempre espaço para o diálogo. Desse modo, promova a interação entre setores diferentes, realize alinhamentos semanais, ouça as ideias de todos! Canais como o e-mail e o WhatsApp são válidos nessa direção.
Ressignifique a competitividade no trabalho em prol de um ambiente agradável, produtivo e estável.
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