O surto de coronavírus em 2020 exigiu uma série de mudanças na vida das pessoas ao redor do mundo. O distanciamento ou isolamento social se fez necessário para conter a proliferação da COVID-19. Com isso, a forma de se trabalhar também mudou. O home office foi, sobretudo, a saída mais viável para não pausar as atividades. Mas e quando for possível retomar à rotina normal? O olhar para o futuro é inquieto. Perguntar como será o ambiente de trabalho pós-pandemia é inevitável.
Não se trata simplesmente de vislumbrar ajustes nas disposições dos móveis como medida de segurança. Há toda uma transformação cultural envolvida. O “novo normal” no escritório ainda é uma incógnita. Mas é certo que irá requerer muita resiliência, criatividade e, claro, tecnologia.
No post de hoje queremos ajudar a clarear a paisagem sobre o que poderá ser feito dentro das empresas.
Vamos juntos!
Higienização acima de tudo
Sem dúvida, o cuidado redobrado com a higienização será primordial. Álcool gel disponível em todas as mesas, lavabos de acesso fácil e turnos de limpeza mais frequentes são algumas das medidas que passarão a fazer parte do dia dia a dia.
Tecnologias que evitam o toque
Os recursos tecnológicos estarão ainda mais disseminados no ambiente de trabalho pós-pandemia. Iluminação por sensor de presença e outros acionamentos automáticos (por calor ou comando de voz) ajudarão a reduzir o contato físico com as mais diferentes interfaces. Tudo o que puder evitar o toque será valorizado.
Ventilação natural
Portas e janelas maiores e abertas ganharão espaço. Assim, a ventilação e a iluminação naturais entrarão no escritório para diminuir os ambientes fechados, que oferecem maior risco à proliferação de vírus.
Turnos alternados
Principalmente em empresas com grande número de colaboradores a estratégia de adotar turnos alternados poderá continuar por mais um tempo. Em alguns casos, será necessário investir em estrutura para que seja possível o funcionamento das atividades em horários que antes não eram explorados.
Entradas controladas
Assim como tem acontecido em estabelecimentos comerciais, a entrada controlada de pessoas deve ajudar a reduzir os riscos na empresa. Medição de temperatura, exigência do uso de máscara, higienização das mãos e adoção de EPIs, como luvas e viseiras, são cuidados a fazerem parte do início da jornada de trabalho.
Redução do time presencial
Com a adoção forçada do home office muitos negócios aprenderam a se adaptar a essa modalidade de atuação. Portanto, é possível que uma parte das equipes siga com suas contribuições de casa, a fim de que apenas as funções essenciais estejam de volta ao escritório. Deveremos ver uma reocupação gradual do espaço físico ao longo do tempo.
Maior controle da saúde
Com o time de volta, ou ao menos parte dele, os gestores e diretores passarão a dar mais atenção ao acompanhamento da saúde. Além de incentivar exames de rotina e vacinação, os líderes estarão mais atentos aos cuidados que podem ser proporcionados in company. A aferição da temperatura corporal e consultas rápidas com especialistas em determinados dias do mês são exemplos de possibilidades.
Prepare o seu ambiente de trabalho pós-pandemia
Nós da DABUS ARQUITETURA estamos totalmente sintonizados com as necessidades e desafios impostos pela pandemia. Por isso, temos desenvolvido soluções que ajudarão o seu negócio a retomar as atividades no local de trabalho de forma segura, gradual e inteligente.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp e saiba como podemos elaborar o seu projeto!