O envelhecimento da população não é uma preocupação apenas dos governos. Para as empresas, o aumento de pessoas com mais idade também é uma questão a ser trabalhada. Embora a melhoria da expectativa de vida seja uma conquista geral a ser celebrada, por outro, é essencial encontrar saídas para lidar com o fluxo de mão de obra sênior no mercado de trabalho. Portanto, temos que falar em gerenciamento de idade!
De acordo com dados das Nações Unidas, o grupo de pessoas com 60 anos ou mais irá subir de 901 milhões para 1400 milhões até 2030. E em 2050 esse número poderá chegar a 2,1 bilhões de pessoas no mundo. Portanto, não deixe de pensar sobre quem serão os colaboradores do seu negócio.
No post de hoje, queremos chamar a atenção para a urgência e os benefícios de se articular o gerenciamento de idade entre o seu time.
Então, por que investir no gerenciamento de idade?
Hoje, vemos o convívio de diferentes gerações no mercado de trabalho. Gerações com características bem marcantes e que se chocam em meio a tanta diversidade. Os mais novos são ágeis, impacientes e habituados a tecnologias inovadoras. Os mais velhos são um tanto conservadores, experientes e muitas vezes inseguros frente ao cenário disruptivo.
Assim, como minimizar os impactos e tirar o melhor proveito desses polos? O gerenciamento de idade vem para promover benefícios como:
- Fortalecimento do senso de equipe;
- Sentimento de valorização;
- Melhoria do clima organizacional;
- Aumento da motivação;
- Crescimento a partir das diferenças;
- Redução da rotatividade e seus gastos comuns;
- Garantia de intercâmbios positivos e produtivos entre as gerações (troca de experiências);
- Criação de uma cultura de aperfeiçoamento contínuo;
- Aproveitamento adequado de talentos e experiências.
Mas o que deve ser feito para que fatores como esses sejam gerados? Confira a seguir!
Dicas para praticar o gerenciamento de idade
O cuidado com as diferenças entre as gerações é mais que um processo de retenção de talentos. Antes, é uma necessidade para sobreviver em um mundo plural, onde a experiência e a inovação podem sim conviver de maneira harmônica.
Para construir e desfrutar dessa produtiva relação busque:
- Estimular a interação entre os setores;
- Adotar práticas de trabalho colaborativo;
- Aperfeiçoar a comunicação interna;
- Motivar o intercâmbio de conhecimentos;
- Implantar gestão de conflitos;
- Desenvolver programas de incentivo focados em cada faixa etária;
- Promover treinamentos e também encontros informais;
- Criar um ambiente capaz de falar diferentes línguas, mas de forma coesa e com identidade própria;
- Contar com espaços abertos para fomentar o contato com diferentes ideias.
A Arquitetura Corporativa é uma importante aliada para coordenar o desenvolvimento dos colaboradores conforme o objetivo de cada organização. Por isso, entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto orientado a resultados!