Arquitetura Autoral: como é desenvolvida?
15/04/2025
Fonte: Office Greenhouse, em Riga, Letônia.
Muito mais que uma “moda” nas empresas, a Sustentabilidade é uma necessidade urgente em nossa sociedade e em todo o mundo. Pensar e trabalhar com recursos renováveis, a preservação do meio ambiente, soluções ecologicamente corretas e uma série de outros fatores que visam manter o equilíbrio ambiental e o saudável desenvolvimento das ações humanas, passou a ser o foco de muitas marcas que verdadeiramente compreenderam a importância da responsabilidade ecológica, energética e social.
Os próprios consumidores estão mais atentos a essas questões, exigindo das companhias uma atuação coerente e genuinamente engajada com a causa. Assim – e antes tarde do que nunca -,os negócios vêm tendo de se adaptar a posturas muito mais comprometidas, forjadas sobre uma perspectiva 360°. Em outras palavras, hoje já não basta mais desenvolver um produto inovador, antes, é fundamental pensar nos processos e materiais utilizados para viabilizá-lo, assim como nos impactos que ele pode causar em longo prazo.
Adaptar processos e articular novos recursos para contemplar a tão falada Sustentabilidade, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. É preciso uma mudança não só de atitude, como também a adaptação de toda a cultura organizacional, além de investimentos consistente em pesquisas, infraestrutura, tecnologia e métodos de gestão.
Um bom começo para uma empresa que deseja se tornar sustentável é reformular o conceito de seu próprio escritório, a fim de adequá-lo aos novos “padrões responsáveis”. Isso vai muito além da simples implementação de materiais ecologicamente corretos. Trata-se, na verdade, de uma mudança mais profunda que ultrapassa os limites dos recursos tecnológicos e do mobiliário, e se estende a processos, estratégias e uso integrado do espaço.
Especializada em Arquitetura Corporativa, a DABUS ARQUITETURA conta com uma gama de soluções voltadas ao desenvolvimento de projetos sustentáveis para empresas dos mais diferentes segmentos. Trabalhando cada case de forma personalizada, uma equipe multidisciplinar se debruça sobre as reais possibilidades, buscando encontrar recursos avançados e economicamente favoráveis.
Confira a seguir alguns itens que ilustram como é possível viabilizar uma construção sustentável, voltada para a redução de custos e energia, otimização do convívio humano e utilização de materiais reciclados e com selos verdes:
Para garantir um projeto de Arquitetura Corporativa realmente sustentável é preciso pensar em cada detalhe com muito cuidado, preparando, inclusive, toda a equipe para contribuir com o novo conceito implantado. Para saber entre em contato conosco!