Estimular a criatividade na escola é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes. Além de ser importante como ferramenta para realizar as diversas atividades propostas em sala de aula, a criatividade contribui para o fortalecimento de habilidades socioemocionais.
Por que estimular a criatividade na escola?
Mas exigir que os alunos sejam criativos por natureza não ajuda. É necessário oferecer condições que os permitam explorar essa capacidade. E, não só. É preciso que o ambiente seja motivador, inspirando o afloramento de novas ideias.
Estimular a criatividade na escola é uma maneira de desenvolver as potencialidades dos indivíduos de forma focada e produtiva. Afinal, há uma série de atividades e trabalhos a serem resolvidos. Encontrar soluções alternativas para os problemas é uma ótima forma de exercitar.
Nesse processo a curiosidade e a imaginação precisam ser ativadas. O que contribui para aumentar o poder de significação de cada tarefa junto a cada pessoa. Assim, o aluno se torna muito mais autônomo, interessado e envolvido.
Além de tudo, a relação com o professor tende a se tornar mais próxima. O espaço para a liberdade de expressão ajuda a criar uma ponte mais humanizada com o mestre. Desse modo, ele passa a contar com mais ferramentas para explorar as potencialidades do aprendiz.
5 dicas para tornar o ambiente escolar inspirador
Assim como os professores, todo o ambiente deve contribuir para o desenvolvimento da criatividade na escola.
Confira abaixo 5 dicas valiosas nesse sentido!
1. Crie um espaço atualizado
Para que os alunos possam se envolver mais com as atividades e propostas, é importante oferecer a eles um espaço que atenda suas necessidades. Portanto, deve ter uma linguagem moderna e recursos atualizados.
2. Use e abuse da arte
Como bem sabemos, arte e criatividade andam de mãos dadas. Por isso, o contato com obras de arte dos mais variados tipos é de suma importância. Seja em sua produção ou sua contemplação.
3. Destaque os livros
Na escola, o contato com os livros têm de ser uma constante. Portanto, bibliotecas e outros ambientes propícios à leitura precisam ser atrativos. Sem ela não é possível ter matéria-prima consistente para imaginar, inventar e criar.
4. Explore bem as cores
As cores são excelentes fontes de estímulos. Assim, devem ser exploradas estrategicamente, de acordo com os objetivos definidos para cada área.
Leia nosso artigo sobre o correto uso das cores na escola!
5. Invista em um design que surpreende
Outro aspecto muito importante é o design dos ambientes (layout e mobiliário). Ele deve provocar a percepção dos ocupantes, novas perspectivas e novas maneiras de pensar. No projeto de Arquitetura Escolar, que desenvolvemos para uma unidade da Cultura Inglesa, é possível visualizar soluções criativas, que vão ao encontro do que estamos dizendo.
Já para saber como podemos atender à sua instituição, chame no WhatsApp 11 98327-6060.