5 benefícios das plantas para você e seu ambiente de trabalho
Data: 10/12/2014

Aonde quer que haja ocupação humana as plantas serão sempre bem-vindas. No ambiente de trabalho não é diferente.

Áreas verdes ou mesmo pequenos arbustos isolados pelo escritório têm o poder de tornar o espaço mais harmônico e saudável. Além de contribuir com a dimensão estética, as plantas ajudam o organismo das pessoas a funcionar melhor, o que promove maior qualidade de vida no agitado contexto corporativo.

Logo, a integração desses elementos orgânicos é sempre valorizada nos projetos de Arquitetura Corporativa, os quais devem se preocupar não só com as condições necessárias para elevar a produtividade dos colaboradores, como também com a integridade física e mental dos ocupantes.

Efeitos comprovados

Um estudo realizado pela Universidade de Queensland revelou que uma empresa cuja ambientação inclui a presença de plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. Além disso, ficou reiterado que esse tipo de configuração é capaz de melhorar a satisfação e a qualidade de vida dos empregados. Esse é o primeiro estudo nesse sentido a analisar os efeitos das plantas em um espaço de trabalho em longo prazo.

Segundo Alex Haslam, professor da instituição e coautor da pesquisa, um escritório mais “verde” ajuda o profissional a ficar fisicamente, mentalmente e até emocionalmente mais envolvido com suas tarefas.

Abaixo nós relacionamos de modo objetivo 5 benefícios para os quais você deve estar atento.

Plantas são essenciais no escritório por quê:

1. Influenciam positivamente no humor: Uma outra pesquisa, dessa vez realizada pela Universidade do Texas, mostrou que investir no verde pode ter grande influência sobre a felicidade dos trabalhadores. O estudo envolveu 450 colaboradores. Aqueles que tinham plantas se mostraram mais satisfeitos com suas condições de trabalho em comparação com os que não possuíam arbustos por perto. Outro ponto importante a ser considerado é que a vegetação tem a capacidade de acalmar o ambiente.

arquitetura-corporativa-plantas-humor

Projeto da DABUS ARQUITETURA para escritório do BPN Green Valley.

2. Filtram o ar: De modo geral, essa é uma capacidade já conhecida. Porém, uma pesquisa feita pela NASA, publicada no livro Plantas – Como Elas Contribuem Para a Saúde e o Bem-estar do Homem (em tradução livre), constatou que o verde é capaz de absorver os poluentes de ambientes fechados. Todavia, para que o efeito seja garantido, é recomendável deixar a planta próxima de alguma janela.

arquitetura-corporativa-plantas-filtra-ar

Projeto da DABUS ARQUITETURA para sede da Redecard em São Paulo.

3. Aumentam a umidade do ar: Assim como a capacidade de melhorar o ar interno, as plantas ainda podem otimizar os níveis de umidade do ar. A razão desse feito é que 97% da água absorvida pelos vegetais é devolvida ao ambiente, o que aumenta em até 15% a umidade em espaços fechados. Além disso, as plantas conseguem minimizar em até 20% a poeira dos ambientes, mantendo a umidade do ar entre 30% e 60% (índice recomendado para a saúde humana) e deixando as salas mais confortáveis.

arquitetura-corporativa-plantas-umidade-ar

Projeto da DABUS ARQUITETURA para escritório da AD Seguros em São Paulo.

4. Reduzem o stress: A psicóloga Helen Russell, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, encontrou provas científicas para o pressuposto de que as plantas têm o poder de reduzir o stress no escritório. A pesquisadora pediu para que os participantes de seu estudo respondessem a um teste de elevada dificuldade em uma sala cheia de plantas. Depois, ela comparou a frequência cardíaca e a pressão arterial obtidas com as de pessoas que completaram o mesmo teste sem a presença de vegetais. O resultado daqueles que trabalharam na sala incrementada com o verde foi muito superior ao do outro grupo. Ou seja, as plantas realmente exercem influência positiva na percepção do ambiente corporativo.

arquitetura-corporativa-plantas-reduzem-stress

Projeto da DABUS ARQUITETURA para escritório da C&A.

5. Aumentam a produtividade: Outro estudo desenvolvido por pesquisadores europeus indica que as plantas de interior ajudam ainda a manter o foco e a melhorar a eficiência no trabalho. No teste, dois grupos desempenharam a mesma tarefa, porém, um na presença de vegetais e outro sem eles. Ao término do experimento, a apresentação daqueles que trabalharam envolto ao verde foi muito mais criativa. Conforme os dados, houve um aumento de 12% na produtividade desse grupo.

arquitetura-corporativa-plantas-produtividade

Projeto da DABUS ARQUITETURA para escritório da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Garanta um projeto de Arquitetura Corporativa com foco em resultados, porém, sem que ele deixe de ser saudávelEntre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro das soluções mais indicadas para o seu escritório.

Fontes: Exame.comINFO.

Compartilhe este post