Arquitetura Autoral: como é desenvolvida?
15/04/2025
Abundante em países tropicais como o Brasil, a iluminação natural é um poderoso recurso dentro das empresas. Mas nem sempre ela é explorada como deveria. Para que sua atuação seja realmente vantajosa, é necessário analisar as condições do local onde o escritório está instalado, contemplando fatores como clima, incidência dos raios de sol, orientação solar com relação ao imóvel e quantidade de horas de luz por dia.
Com um bom projeto de Arquitetura Corporativa é possível maximizar o aproveitamento da iluminação natural para que toda a companhia desfrute de benefícios como esses que relacionamos a seguir.
A luz do sol exerce grande influência sobre a disposição, saúde e qualidade das atividades humanas, isso porque ela estimula a região do cérebro responsável por avisar o restante do organismo que está no momento de acelerar as atividades vitais e também ajuda a regular importantes funções do organismo, tais como o sono e o apetite.
Além disso, esse contato estimula a produção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio e, consequentemente, fortalece os ossos.
Sim, os seres humanos dependem da exposição à claridade natural para que uma série de funções fisiológicas sejam ativadas. Sua ação acelera os ciclos circadianos do corpo e faz com que eles coincidam com o ciclo diário de 24h.
Todas essas influências não só geram bem-estar e aumentam a produtividade dos colaboradores, como também evitam complicações como o estresse e a depressão.
Projeto de NELSON e VeenendaalCave para a Google – Cambridge | Fonte: Office Snapshots.
Trabalhar horas a fio à frente de um computador, ou mesmo de pastas e papéis, pode gerar um desgaste visual terrível para a saúde do colaborador. No entanto, a luz natural é capaz de evitar e minimizar esse conflito já que ela garante uma fidelidade maior de cores, com a claridade adequada para que não seja necessário forçar a vista.
A luminosidade vinda do ambiente externo é mais que suficiente para o desempenho das atividades normais. Em dias médios o nível de iluminação é de 300 lux e em dias claros pode chegar até 1000 lux.
Projeto de Pracownia ARD para a Kolektyw | Fonte: Retail Design Blog.
Outro benefício trazido pela luz proveniente da natureza é a fluidez estética com a qual ela consegue valorizar a arquitetura – desde que bem planejada, claro. Formas, tamanhos, cores, texturas e outros componentes se tornam mais perceptíveis e agradáveis com a incidência solar. Os espaços são realçados e a sensação de conforto é potencializada, deixando tudo com aspecto mais belo.
Projeto de Fabrication: RE Union Creative para a HoneyBook | Fonte: Officelovin.
Empresas que desejam alinhar seus valores e práticas ao conceito de sustentabilidade precisam integrar o quanto antes a iluminação natural ao seu projeto de Arquitetura Corporativa como forma de obter uma fonte de energia limpa e abundante.
Projeto de GASPARBONTA para a Hortonworks | Fonte: Officelovin.
Esta é, provavelmente, uma das vantagens que mais agradam aos empresários. Com um escritório naturalmente iluminado não é preciso acionar o sistema elétrico (pelo menos na maior parte do tempo) e, dessa forma, é possível economizar na conta de energia. Gastos com tratamentos de funcionários, prejudicados por uma má iluminação, também são evitados, assim como torna-se mais viável garantir a retenção de talentos que demandariam alguns custos, caso fossem embora por insatisfação com relação ao ambiente de trabalho.
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Bausch + Lomb Brasil | Fonte: DABUS.com.br.
É válido observar que o projeto de iluminação natural deve ter como base a complementação e não a substituição total da luz elétrica.
VEJA TAMBÉM:
+ Iluminando ambientes corporativos
+ Iluminação no ambiente corporativo: Muito mais que uma questão estética
+ 5 aplicações com vidro para ambientes corporativos
Quer uma empresa iluminada da maneira correta? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro de como a nossa equipe pode desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.
Referências: Fórum da Construção, EcoDesenvolvimento, Pensamento Verde, AECweb.