Empresas, estabelecimentos comerciais, instituições de ensino e qualquer outro tipo de negócio precisam cuidar da imagem que transmitem ao mercado. Além das campanhas de marketing, um fator que influencia nesse sentido é o espaço físico da marca. Portanto, trabalhar a relação entre Arquitetura e comunicação visual é indispensável para fortalecer a sua identidade.
A máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras” não pode ser esquecida no ambiente de trabalho ou onde os clientes são atendidos. É fundamental impactá-los com uma mensagem consistente. Assim, o projeto arquitetônico tem de estar alinhado ao posicionamento da marca e até mesmo ao plano de negócios.
Acompanhe o post de hoje e entenda melhor de que maneira é possível fazer com que Arquitetura e comunicação visual caminhem juntas.
Definição da marca
Antes de pensar no projeto arquitetônico é necessário mergulhar na identidade da marca. Seus valores estão traçados? Seu logotipo e outros elementos visuais são claros? A marca reflete a identidade do negócio e sua proposta? Ou seja, é preciso contar com os materiais e a base conceitual primeiro.
Marketing e arquitetura
Compete à área de Marketing definir, apresentar e defender a identidade criada. Também é ela quem será responsável por criar estratégias de divulgação em direção do posicionamento almejado. Acima de tudo, nesse ponto estamos falando de branding.
“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar”, Wally Olins.
Dessa forma, os arquitetos envolvidos em um projeto devem estudar muito bem o negócio e entender com o pessoal do Marketing os principais objetivos buscados. Depois, é a equipe de Design quem deve passar as coordenadas sobre a identidade visual da marca. Só assim será possível criar ambientes, fachadas e outras soluções que dialoguem com o todo formatado. Garantir a coerência da mensagem a ser passada faz toda a diferença!
Elementos de Arquitetura e comunicação visual
Há diferentes pontos onde a comunicação visual fica evidente e exerce um papel de destaque na Arquitetura. Alguns deles são:
- – Cores: a paleta de cores, incluindo seu manual de aplicações, deve ser respeitada. Isso não significa que toda a fachada de uma empresa, por exemplo, deva ser pintada de vermelho só porque o logo tem essa cor. O projeto arquitetônico precisa propor soluções de maneira coerente e criativa.
- – Materiais: por possuírem personalidades próprias, os materiais devem ser escolhidos com cuidado. Para negócios que trabalham com produtos naturais, a madeira tende a fazer sentido. Já para os que são da área tecnológica, aço e vidro podem traduzir de modo adequado a proposta.
- – Design: o design também é um elemento muito importante na relação entre arquitetura e comunicação visual. A partir de seu desenho, ou formas, ele traça um aspecto de estilo, capaz de demonstrar a personalidade da marca.
Escolha dos profissionais
Em um projeto que envolve o posicionamento estratégico do negócio é de suma importância a experiência dos arquitetos. A DABUS ARQUITETURA atua com uma equipe altamente capacitada, com expertise em diferentes áreas e diversos cases de sucesso.
Por isso, entre em contato pelo WhatsApp e saiba como a sua empresa pode ser beneficiada: 11 98327-6060*.
*Atendimento em horário comercial.