O tempo passa e com ele vêm novas necessidades que precisam ser compreendidas para que soluções eficientes de adaptação possam ser viabilizadas. Na atuação das empresas essa é uma premissa de grande importância, uma vez que ela está intimamente relacionada à sua evolução e ao aproveitamento de novas oportunidades do mercado.
Nesse contexto, a Arquitetura Corporativa é um componente essencial e, como tal, deve ser concebido de modo diferenciado para que projetos de adequação sejam corretamente idealizados e orientados. Adequação a uma nova equipe, a novos padrões e tecnologias, a conceitos atualizados de gestão e processos e a vários outros fatores que estão diretamente ligados à produtividade e à própria sobrevivência de uma organização.
De modo prático, tudo isso irá se traduzir em “reformas”…
Além de tratar de reparos estruturais evidentes e de executar melhorias objetivas, sejam estéticas ou funcionais, as reformas trazem consigo a oportunidade de se retrabalhar conceitos e entregar otimizações mais profundas que excedem aos resultados positivos imediatos.
Em um projeto de reforma é possível prever, por exemplo, a reorganização do layout em favorecimento de modelos mais atuais e vantajosos como o open space. Nesse padrão, paredes e outras divisões que individualizam departamentos são retiradas para se criar um ambiente único e democrático, que propicia a total integração entre os membros da equipe, uma comunicação mais fluida e ágil e até mesmo um melhor aproveitamento do espaço.
Vale destacar que, em médio ou longo prazo, o open space oferece ainda a facilidade (operacional e econômica) de implementar adequações ao local de trabalho em vista a mudanças que são comuns à realidade de uma empresa, como o aumento do número de funcionários e o recebimento de novos equipamentos.
A partir de um diagnóstico das necessidades e possibilidades presentes em cada caso, é possível também que o projeto de reforma integre soluções que proporcionem economia de energia e, consequentemente, financeira às despesas corporativas. Entre essas soluções estão um maior aproveitamento da iluminação natural e dos recursos térmicos externos.
Isolamento acústico, adequação aos novos padrões ergonômicos, otimização do impacto da marca e preparação para um modelo de negócio sustentável são outras soluções que podem ser viabilizadas por meio de um projeto de reforma e que podem entregar resultados globais superiores a uma empresa.
Está pensando em reformar?
Então amplie seus horizontes em direção a possibilidades que poderão entregar mais benefícios à sua equipe, ao seu dia a dia e aos seus negócios.
Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te atender!