A integração de plantas e seus benefícios ao ambiente corporativo
Data: 14/06/2012

Elas são sinônimo de vida e bem-estar. As plantas são elementos indispensáveis à composição de ambientes, inclusive corporativos.

Bem além de apenas dar cor a um espaço, a presença desse elemento torna a ocupação do mesmo muito mais agradável e saudável. Em uma sala fechada (comum nas empresas), sem ou com poucas janelas, mesmo um pequeno vaso é capaz de fazer a diferença. Mas, o ideal é que a utilização de plantas seja otimizada o máximo possível dentro das necessidades e do estilo do projeto de Arquitetura Corporativa.

Por exemplo, se o espaço disponível é pequeno, uma opção é a verticalização com a chamada “parede viva”, hoje bastante em evidência. Ainda nesse caso, além dos vasos colocados em lugares estratégicos, é possível aproveitar os jardins de inverno ou mesmo o cenário externo para integrar o verde sem perda do metro quadrado. Porém, é preciso se assegurar de que a “paisagem” realmente contribui favoravelmente e que a sala conte com janelas e campo de visão adequados para tal aproveitamento.

Já no caso de áreas mais amplas é possível integrar um projeto de paisagismo mais “encorpado”, no qual podem ser criados focos ou mesmo ambientes especiais para a disponibilização de plantas e composições diferenciadas. Se a empresa dispor de um espaço externo as oportunidades se tornam ainda mais ricas e versáteis. Vasos e cachepôs de grande porte, floreiras e jardins, entre outros elementos, podem ser incorporados para criar uma atmosfera orgânica, contrastante com a frieza do concreto que toma os cenários das cidades.

Além dessas possibilidades, corredores ganham um charme especial com a presença de plantas, ainda mais se ela vier acompanhada de uma iluminação pontual. Isso vale também para a fachada que, dessa forma, se torna mais atrativa e esteticamente completa.

Nos halls e salas de recepção as plantas também são importantes, pois elas ajudam a quebrar um possível clima de hostilidade ou constrangimento, oferecendo um acolhimento mais humanizado e dedicado.

Áreas de convivência também se tornam mais agradáveis com a presença do verde.

Vale destacar que para a disponibilização de plantas em ambientes de trabalho é necessário um estudo focado sobre quais espécies podem se adaptar melhor às condições disponíveis, lembrando que muitas vezes essas envolvem ar-condicionado, poucas áreas com iluminação natural e outros fatores limitantes.

De modo geral, como afirma o paisagista Marcos Brancher nesta matéria, plantas com folhagens pequenas devem evitadas, uma vez que o vento ou corrente de ar pode fazê-las cair e se espalhar com facilidade. É necessário optar por espécies que permitam cuidados mais práticos e que sejam mais resistentes.

Orientadas e especificadas de modo coerente com todo o projeto de Arquitetura Corporativa, áreas verdes ou mesmo folhagens e flores aplicadas em locais específicos podem tornar o clima da empresa muito mais harmônico e produtivo.

Se é isso o que você quer para o seu dia a dia e para os seus negócios, então entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro de nossas soluções especializadas para o universo corporativo – diferença que sua equipe sente e transforma em resultados!

Compartilhe este post