Agilidade, criatividade, inovação e longas jornadas de trabalho. Quem atua no segmento de Tecnologia tem de lidar com diversas exigências que põem em xeque seu talento, habilidade e produtividade, sobretudo em um cenário onde as novidades surgem a cada minuto e a concorrência não mede esforços para sair na frente.
Com timing dinâmico, as empresas do setor se veem cada vez mais obrigadas a maximizar seus esforços e otimizar suas soluções nos mais pequenos detalhes. Todos os fatores são imprescindíveis na desafiadora tarefa de se diferenciar.
Nesse sentido, a Arquitetura Corporativa não demorou para ser percebida como uma ferramenta preciosa. Por meio dela, as companhias passaram a expressar seus valores de maneiras altamente criativas e ousadas, reforçando o posicionamento de sua imagem e aliando a elaboração de ambientes diferenciados a recursos capazes de proporcionar maior conforto e produtividade.
Além disso, com relação aos colaboradores, a estratégia visa prolongar seu tempo no escritório de maneira que isso não se torne um fardo, mas sim um prazer. Salas de descompressão, mobiliário colorido, mesas de jogos, estações de trabalho customizáveis e muitos outros artifícios foram criados para atrair e motivar os funcionários.
Hoje os escritórios das empresas de tecnologia já entraram para o imaginário coletivo como ambientes divertidos, descontraídos e extremamente charmosos.
Google em New York, Estados Unidos.
Facebook em Palo Alto, Estados Unidos.
Google em Stockholm, Suécia.
YouTube em San Bruno, Estados Unidos.
Kaiser Permanente Information Technology em San Francisco, Estados Unidos.
Microsoft em Redmond, Estados Unidos.
As melhores empresas de tecnologia onde trabalhar
Em julho, o site Business Insider divulgou um levantamento que mostrou as organizações de tecnologia mais interessantes de 2013 para se trabalhar.
Além de oferecer boas oportunidades de carreira, horários flexíveis, clima colaborativo, entre outras vantagens, esses lugares também contam escritórios descolados, capazes de chamar a atenção de qualquer um.
A relação, que foi feita com a ajuda da especialista em recrutamento online Glassdoor, teve base em critérios como cultura corporativa, estilo de vida, avaliação do CEO por parte dos funcionários e o que os profissionais podem aprender enquanto estão na companhia.
As 10 mais podem ser conhecidas a seguir:
10. Orbitz
9. ExactTarget
8. Responsys
7. Workday
6. SAS Institute
5. Google
4. Riot Games
3. Riverbed Technology
2. Guidewire
1. Facebook
Cuidado com os modismos
Apesar de valorizar fatores atraentes como a liberdade, a jovialidade e a sofisticação, a orientação da Arquitetura Corporativa desses lugares não deve ser concebida como um modismo apto a se espalhar por toda e qualquer organização do gênero. Cada caso exige um estudo focado que deve identificar as soluções mais adequadas para cada projeto, de maneira personalizada.
“Copiar um ‘ambiente criativo’ pelo simples fato de ele parecer cool pode ser um grande tiro no pé. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa é possível encontrar ambientes surpreendentes e até excêntricos nessas empresas de tecnologia. No Brasil, a tendência ainda vem caminhando com certa ponderação. É válido buscar referências de fora? Sem dúvida, inspiração nunca é demais. Porém, é preciso se debruçar com particularidade nas condições que sua empresa realmente necessita, articulando recursos direcionados para atender suas necessidades, mas claro, sempre buscando o melhor estilo” – Heloisa Dabus, responsável pela DABUS ARQUITETURA.
Entrando em contato conosco você pode obter mais informações sobre como investir em um espaço assertivo à realidade de seus negócios. Conte-nos suas ideias e vamos juntos desenvolver um projeto que alia eficiência às tendências mais relevantes do seu mercado.