5 dicas de Arquitetura Corporativa para áreas de convivência
Data: 22/10/2014

Uma pausa para o café, um tempinho para conversar com os colegas. O ambiente de trabalho precisa oferecer alguns momentos de escape para seus funcionários, geralmente imersos em uma rotina alucinante e altamente exigente.

Uma parada estratégica entre as atividades habituais do escritório tem efeitos positivos não só sobre a saúde física e mental da equipe, como também sobre a sua própria produtividade. Há diversas pesquisas que comprovam os benefícios das áreas de convivência para os negócios e por isso é crescente o número de companhias que buscam integrá-las em seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Como qualquer outro ambiente corporativo, esse espaço tem de ser cuidadosamente desenvolvido a fim de que ele não fuja de seus reais objetivos e gere os resultados esperados. As soluções adotadas devem, portanto, atender a demandas específicas, sendo articuladas de maneira personalizada.

Em geral, as áreas de convivência possuem uma organização preparada para acolher os usuários de maneira descontraída, leve e confortável. Podem ser equipadas com máquina de café expresso, geladeira, mesas de jogos, sofás, puffs e até TVs e computadores. Seu layout deve ser planejado justamente para fazer com que os ocupantes dialoguem e troquem experiências de maneira relaxada, o que contribui para a integração e fortalecimento da equipe.

Em alguns casos, o espaço pode servir também para a realização de pequenas reuniões, as quais ganham uma dinâmica diferenciada e tendem a ficar mais agradáveis.

Mas, como foi comentado acima, é necessário planejar o local com cautela, afinal, sua presença deve trazer contribuições práticas à empresa. Veja a seguir algumas dicas.

Para otimizar sua área de convivência

1. Garanta acomodações confortáveis: Poltronas, sofás, mesas e cadeiras devem oferecer as condições adequadas para que os usuários relaxem de modo satisfatório. A iluminação pode contribuir para criar um ambiente ainda mais intimista ou descontraído. Além disso, o tamanho do espaço deve ser suficiente para acolher com tranquilidade um dado número de colaboradores.

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Projeto de Gensler | Fonte: Office Snapshots.

2. Direcione as cores: A área de convivência pode ser orientada tanto para despertar a interação e a criatividade da equipe, como para proporcionar um momento de relaxamento. No primeiro caso, as cores podem ser mais provocativas, quentes e inusitadas. Na segunda situação, tons neutros e calmos ajudarão melhor a produzir o efeito desejado.

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Projeto de Design Blitz | Fonte: Office Snapshots.

3. Ofereça os equipamentos certos: É importante que os equipamentos adequados estejam disponíveis e funcionando corretamente. Em alguns casos, por exemplo, pode ser interessante disponibilizar geladeira, micro-ondas e máquinas de café para que os usuários façam um lanche enquanto trocam ideias. Em outro cenário, pode ser criada uma espécie de sala de TV, com puffs, sofás e almofadas fofas para uma experiência mais amena.

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Projeto de Rapt Studio | Fonte: Office Snapshots.

4. Explore o lado criativo: A área de convivência deve ser um ambiente diferenciado, com referências descontraídas e design criativo. Os elementos ali presentes devem contribuir para o descanso da mente e do corpo, sem deixar de lado a identidade da marca.

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Projeto de Workspace Group | Fonte: Office Snapshots.

5. Integre a natureza: Áreas verdes trazem grandes benefícios para o organismo humano. A tranquilidade e a atmosfera renovadora da natureza são fatores que podem contribuir para um desenvolvimento humano e profissional mais equilibrado, com consciência ecológica e energias positivas.

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Projeto da DABUS ARQUITETURA | Fonte: DABUS.com.br.

Para conhecer as melhores soluções para o seu projeto de Arquitetura Corporativa, não hesite, entre em contato com a DABUS ARQUITETURA.

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