A identidade da marca expressa na Arquitetura de Franquias
Data: 25/07/2014

Se identidade de marca já é uma questão essencial para a visibilidade e o sucesso de uma empresa, o que dizer então da importância desse elemento frente aos sistemas de franchising?

Em movimento de expansão, esses negócios são altamente exigentes quanto à padronização de processos, produtos, atendimento e comunicação visual. Para se tornarem mais competitivas, as franquias têm de investir pesado na construção de sua marca, a qual representará seu estilo, sua proposta e seus diferenciais nos mais diferentes lugares.

Com relação à Arquitetura não é diferente. Ela deve corroborar para o fortalecimento da identidade criada e da mensagem a ser transmitida. A fachada e os ambientes precisam ser facilmente reconhecíveis, assim como as acomodações devem oferecer os mesmos níveis de conforto.

Nesse sentido, garantir a unicidade da marca nos vários pontos de venda não tem a ver somente com a potencialização da imagem do empreendimento junto ao mercado. Tem a ver também com oferecer ao cliente a sensação de segurança e tranquilidade diante daquilo que ele já conhece, fator que ajuda a maximizar a credibilidade da empresa.

Arquitetura e universo conceitual

arquitetura-franquia-casa-suica1

arquitetura-franquia-casa-suica2

arquitetura-franquia-casa-suica3Projeto Casa Suíça | DABUS ARQUITETURA.

A elaboração de uma rede de franchising tem de estar profundamente atrelada à formatação da marca e ao desenvolvimento do Manual de Identidade Visual, que servirá de guia para a construção das lojas franqueadas. Dessa forma, garante-se que todos os elementos criados dialoguem entre si, sustentando um discurso coeso.

Cores, letras, sinalização, mobiliário, layout, materiais, tudo faz parte do universo conceitual e por isso deve ser adequadamente orientado conforme o padrão definido. Um negócio ligado à alimentação natural, por exemplo, pode ter em sua Arquitetura a inclusão de componentes como madeira, fibras, áreas com iluminação solar, móveis artesanais, entre outras ideias.

Todos os pontos de contato precisam ser cuidadosamente articulados para transmitir a mesma impressão. Quando adequações são necessárias, as soluções advindas desse processo devem ser sempre pautadas pelo caderno de diretrizes. O franqueado nunca poderá tomar medidas por si próprio, uma vez que isso pode gerar conflitos na identidade da marca expressa no espaço físico.

Outra questão a ser programada é a aplicação do logotipo nos ambientes. O excesso deve ser evitado, mas a replicação desse elemento é inevitável. Em muitos casos é possível omitir o símbolo e usar apenas suas cores e traços, evitando a banalização – criatividade é primordial!

As decisões são sempre tomadas em conformidade com a área de Marketing, que tem por objetivo projetar estrategicamente o posicionamento da empresa no mercado. Trata-se, portanto, de um trabalho interdisciplinar, focado nas necessidades particulares de cada cliente.

Com sólida experiência no desenvolvimento de projetos para franquias, a DABUS ARQUITETURA conta com métodos avançados para fazer do fator arquitetônico um instrumento de resultados reais para os negócios.

Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções. Excelência é o mínimo que podemos oferecer para a concretização do seu sonho!

Compartilhe este post