Papel, características e desafios da Arquitetura Escolar
Data: 01/07/2014

Se nas casas, apartamentos e outros prédios residenciais a Arquitetura desempenha uma função crucial para a acomodação dos ocupantes, o que dizer então de sua participação em um segmento tão nobre quanto aquele representado pelos ambientes educacionais?

Assim como os métodos de ensino, os materiais didáticos e as práticas pedagógicas em geral, a Arquitetura Escolar também vem se transformando para acompanhar as novas necessidades e linguagens surgidas com a evolução dos tempos, o que é, sem dúvida alguma, um grande desafio, já que ela está intimamente entrelaçada com os problemas comuns da educação no Brasil e no mundo.

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Arquitetura Escolar Sustentável: Animo Leadership High School, Estados Unidos.

Muito mais que oferecer condições estruturais básicas, a Arquitetura possui um papel incontestável no processo de aprendizagem. Sendo devidamente planejada, de acordo com a demanda específica de cada instituição, ela é capaz de estimular alunos, professores e toda a comunidade escolar a avançar na busca pelo conhecimento e pelo desenvolvimento humano e profissional.

Ministrada e compartilhada em espaços bem iluminados, arejados, harmônicos e confortáveis, a educação é potencializada de maneira saudável e consistente, ajudando a aproximar todos os atores desse universo para a construção de uma sociedade mais consciente e ativa.

Vale destacar que, para a geração de resultados efetivos, é essencial que o projeto arquitetônico esteja em plena sintonia com o projeto pedagógico, articulando todos os recursos necessários para a realização das atividades, incluindo aquelas que transbordam a sala de aula com sua tradicional configuração.

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Prédio construído como extensão da Waldorf School Aarhus, Dinamarca.

Pedagogias com modelos e conceitos diferenciados vêm mostrando a importância de se trabalhar outros ambientes dentro da escola, numa proposta que desconstrói o layout padrão das salas como o único e “soberano” palco de ensino. Desse modo, laboratórios, bibliotecas, áreas de convivência e outros espaços são englobados de forma equilibrada, obedecendo a uma orientação de caráter multidisciplinar que visa desenvolver diferentes tipos de inteligência.

De qualquer forma, é muito importante que a Arquitetura Escolar rompa com o anonimato e a repetição mecanicista, passando a sustentar uma assinatura própria que não só torne a instituição um lugar reconhecível, como também espelhe sua personalidade, seus valores e seus métodos. É preciso lembrar, que as escolas também atendem a determinados tipos de públicos, os quais devem ser atraídos por filosofias e estilos representados por marcas bem construídas.

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Melbourne Grammar School, Austrália.

Como observação pertinente, resta assinalar que a Arquitetura Escolar deve ser articulada de maneira que os ambientes “olhem para fora do prédio”, estabelecendo uma conexão positiva com a sociedade do outro lado da parede. A DABUS ARQUITETURA acredita em soluções que realmente façam da escola um espaço de aprendizado sólido e convívio produtivo com o diferente.

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Referências: Portal AprendizA Barriga de Um Arquitecto.

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