Espaço subutilizado no escritório: como resolver?
Data: 22/04/2025

Espaço subutilizado no escritório

Manter um ambiente corporativo funcional e coerente com as necessidades reais da equipe é crucial para o avanço dos negócios. Mas não é raro encontrar escritórios com salas ociosas, áreas mal distribuídas ou estações de trabalho pouco utilizadas. Esse cenário revela um problema comum, mas que muitas vezes passa despercebido: o espaço subutilizado.

Além de gerar desperdício financeiro — especialmente quando consideramos o custo por metro quadrado em áreas corporativas —, a má ocupação do ambiente impacta diretamente na produtividade, no bem-estar dos colaboradores e até na imagem da empresa. 

Contudo, a boa notícia é que esse problema tem solução. Por isso, hoje, listamos 6 estratégias eficazes para resolver o subaproveitamento do escritório. Desse modo, será possível otimizar a performance do ambiente como um todo.

Espaço subutilizado? Não mais!

Acompanhe a seguir as dicas que ajudarão a resolver e a evitar problemas com o seu espaço físico. 

1. Mapeie os usos reais

Antes de pensar em mudanças, é essencial observar o dia a dia do escritório. Afinal, quais ambientes estão sempre cheios? Quais ficam vazios na maior parte do tempo? A análise de uso — que pode ser feita com apoio de ferramentas de gestão de espaço — ajuda a identificar áreas ociosas e compreender como o local está (ou não) funcionando para a equipe.

2. Redesenhe o layout com base em necessidades atuais

Muitos escritórios mantêm o mesmo layout por anos, mesmo quando a dinâmica da equipe muda. Assim, o resultado são instalações que já não atendem mais a realidade do negócio. Reconfigurar o layout, com base em fluxos de trabalho e interações reais, permite ganhar funcionalidade e fluidez.

3. Aposte em ambientes multifuncionais

Salas que servem tanto para reuniões quanto para momentos de foco individual, áreas de espera que funcionam como espaços de convivência, estações de trabalho compartilhadas… Ou seja, estamos falando de ambientes multifuncionais que ampliam o uso dos espaços e reduzem o tempo ocioso de determinadas áreas.

4. Use mobiliário flexível e modular

Móveis modulares, retráteis ou móveis sobre rodízios facilitam adaptações rápidas e permitem que os ambientes sejam reorganizados de acordo com a necessidade. Essa flexibilidade é essencial para ambientes dinâmicos. Afinal, ela  ajuda a evitar configurações “engessadas” que perdem sua função ao longo do tempo.

5. Integre tecnologia para gerir o uso do espaço

Soluções digitais, como sistemas de agendamento de salas, sensores de presença e softwares de ocupação, auxiliam a entender como o espaço está sendo utilizado e possibilitam decisões estratégicas para a sua reorganização. Desse modo, integrada ao projeto arquitetônico, a tecnologia potencializa o aproveitamento do espaço.

6. Conte com um escritório de Arquitetura Corporativa

Resolver o espaço subutilizado no escritório vai além de mover móveis de lugar. É preciso olhar estrategicamente para o ambiente. Deve-se considerar fatores como ergonomia, fluxo, identidade visual, cultura organizacional e viabilidade técnica. Portanto, é indispensável a expertise de profissionais capacitados para propor soluções criativas, personalizadas e economicamente viáveis. Afinal, ambientes bem aproveitados são mais produtivos, mais agradáveis e mais inteligentes.

Se você sente que seu escritório não está rendendo tudo o que poderia, esse pode ser o momento ideal para reavaliar o projeto atual e buscar soluções que realmente façam sentido para o seu negócio.

Vamos conversar? Chame no WhatsApp 11 98327-6060 e saiba mais!

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