A sinalização externa corporativa é uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de negócio. Afinal, ela ajuda não só a atrair a atenção, como também comunica a identidade da marca e fornece informações claras e assertivas. Entretanto, para isso, é necessário que a comunicação visual seja planejada de forma abrangente.
A partir do manual de identidade visual é possível coordenar cada elemento de forma coerente e eficiente. Em fachadas, pátios, lounges e outros ambientes externos há diversos pontos que precisam de uma boa coordenação das orientações sobre o local. Tais como entradas, estacionamentos e rotas.
Por isso, é crucial um projeto de Arquitetura Corporativa desenvolvido por uma equipe experiente, que estará preparada para contemplar todos os aspectos levantados no post de hoje. Além de muitos outros.
Afinal, o que é uma boa sinalização externa corporativa?
A sinalização externa corporativa deve ser capaz de atuar na identificação do negócio, na orientação dos visitantes e na transmissão da identidade da marca. Mas não só isso. Ela também tem de ajudar a destacar a empresa em seu entorno, valorizar os traços arquitetônicos e se mostrar relevante aos usuários e ocupantes.
Quer saber como tudo isso é possível? Então, fique por dentro dos 3 fatores relacionados a seguir!
1. Integração com a identidade da marca
A sinalização deve refletir a identidade da marca de forma consistente. Desse modo, precisa incluir:
- Cores e tipografia: uso de cores e fontes que são parte da identidade visual da marca. Isso ajuda a criar uma imagem coesa e reconhecível.
- Logotipo: o logotipo da empresa deve ser uma presença constante e destacada na sinalização, reforçando o reconhecimento do negócio.
- Mensagem e tom de voz: a mensagem transmitida pela sinalização tem de estar alinhada com a voz da marca. Então, se ela for formal, a sinalização deve refletir isso. Se for descontraída, a sinalização pode ser mais leve e divertida.
2. Clareza e assertividade
Alguns dos aspectos que garantem a clareza e assertividade são:
- Legibilidade: fontes grandes e claras que podem ser lidas à distância. Mensagem concisa, sem excesso de texto.
- Posicionamento estratégico: sinalização em locais onde ela pode ser vista facilmente visível pelo público-alvo. Assim, é importante considerar o fluxo de pedestres e de veículos.
- Mensagens diretas: textos curtos e direto ao ponto. Uso de verbos de ação e chamadas para ação (CTA), quando necessário.
3. Aplicação harmônica da sinalização externa corporativa
O emprego da sinalização externa não pode parecer uma intervenção improvisada ou fora de contexto. Portanto, é necessário integrá-la harmoniosamente com a arquitetura da fachada.
- Material e estilo: os materiais das placas e outras aplicações devem dialogar com as cores e revestimentos da fachada. Se ela for mais clássica, por exemplo, então a sinalização poderá vir em madeira ou metal envelhecido.
- Proporções: uma sinalização muito grande pode parecer agressiva, enquanto uma muito pequena pode passar despercebida. Assim, é preciso dimensionar adequadamente.
- Iluminação: sinalizações iluminadas podem ser muito eficazes, especialmente à noite. Contudo, elas devem ser bem projetadas para não causar poluição visual.
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