O fluxo e o ritmo de trabalho são exigentes e pedem dos profissionais dedicação total no cumprimento das demandas. Muitas vezes, o escritório se torna o local com mais tempo de permanência na rotina de uma pessoa. Por isso, é indispensável que o design no ambiente de trabalho promova saúde, bem-estar e produtividade.
Além disso, os modelos de atuação remota criaram para as organizações, novamente, o desafio de oferecer espaços mais convidativos, capazes de atrair e reter talentos. Assim, o conceito de espaços corporativos resimerciais se fortaleceu como estratégia para trazer os colaboradores de volta para dentro da empresa.
Desse modo, mais do que nunca, torna-se crucial contar com um projeto de Arquitetura Corporativa inteligente e surpreendente. Alguns problemas de design podem ser determinantes. Então, no post de hoje vamos explorá-los e conhecer algumas das soluções viáveis.
Como o design no ambiente de trabalho impacta o negócio?
O design no ambiente de trabalho não é apenas uma questão estética. Mas também uma estratégia para promover o bem-estar dos funcionários e aumentar a produtividade.
Identificar e resolver problemas comuns nas dependências físicas da empresa ajuda a criar condições favoráveis e saudáveis para que todos os envolvidos possam se dedicar e se desenvolver.
Portanto, saiba quais falhas devem ser evitadas!
1. Falta de ergonomia
- Problema: mesas e cadeiras inadequadas podem levar a dores nas costas, pescoço e ombros, bem como problemas de postura.
- Solução: investir em móveis ergonômicos, como cadeiras e mesas ajustáveis.
2. Iluminação prejudicada
- Problema: locais mal iluminados podem causar fadiga ocular, dores de cabeça e redução da produtividade.
- Solução: maximizar a luz natural sempre que possível e complementar com iluminação artificial adequada, como lâmpadas de LED de temperatura de cor neutra, pode melhorar o ambiente de trabalho e reduzir a tensão nos olhos.
3. Ruído excessivo
- Problema: barulhos constantes podem ser uma grande distração e prejudicar a concentração e a produtividade.
- Solução: criar um layout que evite interferências sonoras entre as áreas e investir em materiais de isolamento acústico.
4. Falta de espaços colaborativos
- Problema: mesmo escritórios open space podem sofrer com a falta de áreas devidamente preparadas para promover a interação entre a equipe. Assim, a comunicação e o processo de colaboração ficam comprometidos.
- Solução: prever espaços colaborativos, como salas de reunião, áreas de lounge e ambientes abertos.
5. Layout ineficiente
- Problema: um layout de escritório desorganizado pode levar a uma má circulação e ao desperdício de metro quadrado. Além disso, pode ocasionar dificuldades em encontrar recursos e colegas de trabalho.
- Solução: contar com um projeto pensado para as necessidades específicas da sua empresa. Desse modo, o layout deverá considerar a divisão entre áreas e tarefas, zonas de circulação e comunicação entre o time, entre outros fatores.
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