Nos últimos anos, a consciência ambiental tem se destacado como uma prioridade global. Ao abordar a necessidade dessa responsabilidade urgente, muitas organizações estão redefinindo a maneira como concebem seus escritórios. Desse modo, vemos o crescimento de projetos sustentáveis corporativos.
Mas encontrar as soluções adequadas exige profissionais capacitados e muito estudo. Afinal, na maioria das vezes, aplicações personalizadas se fazem necessárias.
No post de hoje, veremos 4 projetos inovadores que ilustram o compromisso crescente das empresas com a sociedade e o meio ambiente.
Projetos sustentáveis para inspirar
Os projetos sustentáveis relacionados a seguir exemplificam a evolução das abordagens arquitetônicas no contexto corporativo. Por meio deles, é possível comprovar a necessidade premente de organizações assumirem a liderança na busca por práticas que visam o equilíbrio local e global.
Ao integrar a responsabilidade ambiental desde a concepção dos escritórios, essas empresas estão demonstrando que a sustentabilidade não é apenas uma opção, mas uma obrigação das lideranças.
1. Shenzhen Rural Commercial Bank
Localizada na China, a sede do Shenzhen Rural Commercial Bank conta com um design inteligente e princípios biofílicos para ajudar na adaptação ao clima tropical. Por isso, a fachada apresenta uma “grelha” que serve tanto de estrutura do edifício como de importante elemento de proteção solar. Por sua vez, o interior baseia-se nos princípios do Feng Shui, misturando ar, água e terra no design. O prédio é LEED Platinum e tem como alvo a certificação China Green Star.
2. 10 Exchange Square
A reforma do 10 Exchange Square é um dos projetos sustentáveis que merecem observação. Além de não ter sido demolido, o local de trabalho passou a priorizar o ciclismo, fornecendo o estacionamento e a infraestrutura necessários. Assim, foi possível obter uma economia de carbono incorporado estimada em 93%. A entrada foi revestida com madeira maciça de carvalho europeu, adquirida de fontes certificadas e ecologicamente conscientes. Para desenvolver o projeto foi preciso criar uma abordagem holística em termos de experiência e construção sustentável.
3. Michelin
O Canopy é o local de recepção renovado da sede da Michelin, em Clermont-Ferrand, na França. As influências biofílicas do projeto abrangem uma estufa com plantas e fachada que imita as formações das árvores. O design abstrato da natureza foi feito inteiramente de madeira. Mas para a criação de soluções como essas, foi necessário o trabalho de uma consultoria arquitetônica, instalada no seio da empresa. Diálogos e workshops com as equipes da Michelin tornaram-se verdadeiramente uma pedra angular no programa de transformação do espaço.
4. Earthitects
O escritório de Arquitetura indiano Earthitects transformou o seu próprio ambiente em um espaço ecológico exemplar. Desse modo, mão de obra local atuou na fabricação de quase todas as peças de mobiliário. Tudo com madeira reutilizada. Além disso, o design gira em torno da natureza e de uma sensação orgânica geral.
Quer saber mais sobre projetos sustentáveis? Então, continue acompanhando nosso blog. Mas, se quiser conhecer nosso trabalho e saber como podemos desenvolver o seu projeto, chame no WhatsApp 11 98327-6060.
Fonte: Wallpaper*.