9 espaços para potencializar a socialização no trabalho
Data: 04/09/2023

No mundo atual, onde a colaboração e a interação desempenham papéis fundamentais no sucesso de qualquer empresa, a criação de espaços que promovam a socialização no trabalho é mais importante do que nunca.

À medida que a natureza do trabalho continua a evoluir, com equipes dispersas geograficamente e uma crescente dependência da tecnologia, encontrar maneiras de cultivar conexões pessoais e promover a colaboração é crucial.

Então, neste artigo, exploraremos alguns tipos de ambientes que ajudam a potencializar a socialização dentro das empresas, perpassando como isso pode impactar positivamente a produtividade e a satisfação dos funcionários.

Acompanhe!

A importância dos espaços de socialização no trabalho

Criar espaços de convívio que estimulem a interação entre os colaboradores é uma estratégia crucial para promover a produtividade, a criatividade e o bem-estar no ambiente corporativo.

Além disso, os seres humanos foram “projetados” para operar ritmicamente, se movendo entre atividade e descanso. Assim, quando o cérebro fica sobrecarregado de informações, os indivíduos não conseguem mais pensar tão bem ou tão profundamente para resolver problemas. Pior ainda, a sobrecarga cobra o seu preço sobre a saúde física e emocional das pessoas, o que pode levar ao esgotamento.

Portanto, o segredo é ser flexível, variando entre horários de trabalho e momentos para relaxar e restabelecer as energias. Isso tanto de forma individual como em grupo.

Vale destacar que parte do cultivo de uma cultura de bem-estar inclui promover conexões sociais. Desse modo, oportunidades que envolvam os colaboradores em equipes para para aprender, gerar ideias e trabalhar informalmente fazem toda a diferença. A chave é combinar espaços às necessidades das pessoas e dar-lhes escolhas.

Conheça 9 espaços de socialização no trabalho

Os ambientes para a socialização no trabalho são diversos. Podem ser internos ou externos, relaxantes ou enérgicos, mas sempre coletivos. Confira a seguir 9 deles!

1. Lobby

O lobby deve ser um espaço caloroso, acolhedor e memorável. É ali onde se dão as primeiras impressões da empresa. Por isso, é importante que esse local dê o “tom” correto da marca e de sua cultura. O layout deve ser convidativo e o mobiliário, além de confortável, precisa estar de acordo com a capacidade prevista.

2. Bar

O bar deve ser um ambiente mais sofisticado, com estrutura até mesmo para refeições. Assim, ele se tornará mais poderoso para provocar a socialização e as conexões entre os colegas de trabalho. Dependendo do tamanho do grupo, é importante cuidar das áreas de circulação.

3. Café

Um ambiente adequado para o café na empresa funciona como um centro social multifuncional. Incentiva a interação entre a equipe e proporciona relaxamento em meio à rotina de trabalho.

Cafés bem iluminados têm potencial para criar mais energia e diálogo. Enquanto cafés com iluminação mais amena propiciam um clima mais acolhedor e descontraído.

4. Áreas comunitárias

Quer criar um ambiente comunitário em sua empresa? Então, pense em um espaço amplo, aberto e flexível a uma variedade de atividades e tamanhos de grupos. Ofereça acesso à energia, tecnologia, bebidas (não alcoólicas) e móveis confortáveis, de preferência que possam ser facilmente reconfigurados.

5. Lounge

O lounge deve ser uma área aberta e com assentos confortáveis para incentivar a interação e a colaboração. Criar uma atmosfera confortável e convidativa é essencial! Os recursos disponibilizados têm de apoiar atividades que vão desde contatos sociais, até momentos de retiro e relaxamento. É um local resimercial por natureza, que deve contar com elementos, mobiliário e iluminação especiais.

6. Refúgio

O refúgio deve ser um espaço tranquilo, capaz de acomodar de duas a quatro pessoas, no máximo. Ali, elas poderão estabelecer interações espontâneas. Como continuar a conversa após uma reunião.

7. Área de treinamento

Um ambiente tático que se reconfigura facilmente, tanto para trabalhos em grupos grandes quanto pequenos. O mobiliário tem de ser confortável, autorregulável e modular. Afinal, flexibilidade é a palavra de ordem aqui.

8. Área de conferência

Aqui a socialização no trabalho pode acontecer em torno de diferentes situações. Tais como: treinamentos, brainstorming, projetos, teleconferências, entrevistas e elaboração de estratégias.

9. Ar livre

Ambientes externos são excelentes para reunir os colaboradores e aproximá-los da natureza. Assim, é possível provocar novas maneiras e pensar em meio ao dia a dia cansativo e, muitas vezes, monótono.

Quer criar as melhores soluções para o seu escritório? Então, entre em contato com a gente pelo WhatsApp 11 98327-6060 e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa!

Fonte: Haworth.

Compartilhe este post