A cultura organizacional reflete a própria essência do seu negócio. Quando desenvolvida de forma saudável, ela se torna um catalisador para o envolvimento, a colaboração e a inovação dos funcionários. A cultura, bem alinhada aos objetivos da empresa, é capaz de gerar uma sincronicidade maior com a organização.
A cultura interna afeta o modo como o seu negócio funciona e se expressa. Assim, ela funciona como a sua personalidade! Portanto, é essencial que ela seja marcante e gere identificação.
Se você não tinha prestado atenção a essa questão antes, então, aproveite para ficar por dentro a seguir. Afinal, são os seus resultados que podem ser afetados.
Mas como ter uma cultura organizacional eficiente?
Uma cultura organizacional forte e, ao mesmo tempo saudável, tem de funcionar ao lado das prioridades do negócio.
Entretanto, esse feito não acontece de forma espontânea. É preciso muito trabalho e análise. Nesse sentido, o professor da Universidade de Michigan, Jeff DeGraff, diz que os líderes devem entender 3 pontos sobre cultura.
Confira!
1. Situação particular da sua cultura
Não existe uma abordagem única para criar uma cultura organizacional saudável, pois não há duas empresas exatamente iguais. O que pode funcionar para uma maior, pode não funcionar para outra menor. Além disso, cada organização tem a sua própria dinâmica.
É importante considerar e avaliar a situação particular da sua. Qual é o foco principal do seu negócio? Em quais áreas você sabe que precisa atuar?
2. Cronogramas de trabalho
O ritmo de atuação é um importante impulsionador da cultura corporativa. Qual é o seu cronograma típico de trabalho? Seu negócio tem muito tempo para experimentações e planejamento? Ou precisa executar rapidamente os projetos e concluí-los o mais rápido possível?
Não há aqui uma resposta certa ou errada. O importante é entender e assumir qual é a sua realidade.
Por exemplo, se seus cronogramas são extremamente curtos e é sempre necessário produzir resultados rapidamente, pode-se verificar aí uma cultura mais competitiva. Mas, se é investido muito tempo em planejamento, pesquisas e experimentações, então, há uma cultura mais voltada à criação.
A depender de seu tamanho e estrutura, sua organização pode contar com diferentes departamentos que funcionam em vários cronogramas. Afinal, nem todos têm os mesmos objetivos e prioridades.
3. Subculturas organizacionais
Mesmo que sua empresa tenha uma cultura dominante, é interessante notar que ela pode aparecer de forma diferente em certos setores.
A maioria das companhias tem muitas subculturas, o que ajuda os departamentos a funcionarem com mais eficiência com base em suas funções e objetivos específicos. Promover essas subculturas também pode ajudar os funcionários a se sentirem mais engajados!
Conclusão
Para ter uma cultura organizacional de sucesso é preciso muito mais do que um mantra ou cartazes espalhados pelo escritório.
As culturas são dinâmicas. Ao analisar sua situação, entender seus cronogramas e diferenciar suas subculturas, será possível alinhar a cultura organizacional com suas estratégias e objetivos de negócio.
Desse modo, será criado um ambiente mais saudável, que ajudará a manter os colaboradores engajados, promover a inovação e impulsionar o sucesso da empresa.
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Referência: Haworth.