A evolução do mercado e suas novas necessidades impactaram o modo de trabalho dentro das empresas. Agilidade, comunicação, colaboração e processos enxutos são alguns dos fatores que precisaram passar a ser valorizados. Então, nesse sentido, integrar espaços no escritório se tornou uma importante estratégia.
Os chamados open spaces e ambientes multifuncionais, muito utilizados hoje, produzem um evidente contraste em relação à rígida divisão do trabalho vista nas décadas de 70 e 80. Característica essa que estava intimamente ligada aos padrões hierárquicos inflexíveis assumidos pelas companhias.
Contudo, como mencionado, a dinâmica atual é diferente. Exige insights e soluções rápidas, que só uma equipe interativa e engajada consegue produzir no dia a dia. Descomplicar é a palavra-chave.
Acompanhe o post de hoje e saiba mais!
Quando deve-se integrar espaços no escritório?
A integração dos ambientes deve ser devidamente planejada a fim de evitar surpresas ao longo do caminho. Assim, é importante que eles sejam versáteis e atendam às reais necessidades da empresa e seu time.
Contudo, é possível apontar duas razões básicas para adotar esse tipo de layout. Uma delas se dá quando o metro quadrado disponível é reduzido e, desta forma, é essencial otimizar o espaço. E o outro motivo é o desejo de proporcionar uma interação maior entre os colaboradores.
Mas, isso não é tudo. As vantagens a seguir podem ser ótimos incentivos para integrar espaços no escritório.
Vantagens da integração de ambientes
Conheça abaixo alguns outros benefícios que essa prática é capaz de favorecer:
- Economia: redução de custos de construção, reforma, manutenção e mobiliário, uma vez que não existem diversas salas e sim poucas áreas (integradas) que concentram todas as atividades.
- Estímulo à inovação: a proximidade entre o time e sua facilidade de comunicação propiciam o afloramento e o desenvolvimento de ideias, que colaboram para a inovação.
- Facilidade de limpeza: sem dúvida, é muito mais prático limpar um único espaço do que vários setores divididos e dispersos.
- Flexibilidade a mudanças: adaptar um único local, em vista de novas necessidades, é muito mais prático e viável do que prever ajustes e reformas em diversos ambientes.
Mas, afinal, como integrar espaços com eficiência?
Cada caso exige as suas próprias medidas. O que será identificado pelo projeto de Arquitetura Corporativa. Entretanto, separamos algumas medidas que costumam ser sempre bem-vindas. Veja!
1. Conheça as reais necessidades da sua equipe
A integração de ambientes deve ser entendida como uma solução. Não como um mero modismo ou gosto particular. Desse modo, ela tem de ser realmente útil no cotidiano dos seus colaboradores. Tem de facilitar processos e elevar a produtividade.
2. A regra é otimizar
Para que haja o melhor aproveitamento possível da área disponível, é crucial investir em saídas que ajudem na otimização do espaço. Entre elas podemos citar a adoção de armários embutidos, portas de correr, mobiliário leve e com linhas retas, prateleiras e armários verticalizados.
3. Setorize de maneira inteligente
Um ambiente integrado pode precisar de algum tipo de setorização. Todavia, isso precisa ser feito de modo otimizado. Portanto, nesse sentido, é possível recorrer aos carpetes e pisos, cores diferentes e delimitadas nas paredes, iluminação direcionada e até mesmo divisórias, entre outros recursos.
4. Planeje o fluxo de movimentação
A fim de garantir a funcionalidade e praticidade do local, é de suma importância identificar como o pessoal irá interagir e qual tipo de movimentação ocorrerá ali. Assim, deve-se criar áreas de fluxos planejadas e apostar em um mobiliário com as proporções adequadas.
Nós, da DABUS ARQUITETURA, somos especializados em Arquitetura Corporativa. Contamos com mais de 30 anos de experiência e um portfólio rico de projetos para negócios dos mais diversos segmentos.
Por isso, conte com a gente para pensar e desenvolver o seu ambiente corporativo com inteligência, economia e, sobretudo, eficiência.
Chame no WhatsApp (11) 98327-6060 e saiba mais!