A saída dos momentos mais intensos e incertos da pandemia muito influenciaram as tendências de cores 2023. Isso porque os cenários sociais, de consumo e de comportamento geral do ser humano são questões essenciais que revelam as principais necessidades das pessoas.
As tendências procuram sinalizar, de forma antecipada, as soluções para essas necessidades. Portanto, não são meros apontamentos sem fundamentos.
No caso das cores, há consultorias especializadas que buscam entender os atuais contextos e quais tonalidades são mais coerentes com relação a eles.
Então, vale a pena conferir o post de hoje para ficar por dentro do que poderá influenciar também a Arquitetura.
A definição das tendências de cores 2023
Como foi mencionado, as cores do ano são definidas por empresas que pesquisam e desenvolvem colorações, design e moda. Elas levam em conta fatores como estilo de vida, tecnologia, cultura, arte e estética. Assim, trabalham também com a psicologia das cores ao definirem suas apostas.
Desse modo, quando falamos em tendências para 2023 vemos que elas estão intimamente ligadas à nova realidade pós-pandemia. Um tempo de maior confiança, mas ainda assim, de adaptações. Além disso, a guerra na Ucrânia é outro acontecimento de grande relevância. Ele evidencia sentimentos coletivos de tensão, pessimismo e incerteza.
Com tais cenários como pano de fundo principais, surgiram tendências como essas a seguir.
1. Viva magenta
Indicada pela Pantone, esta cor é um vermelho rosado que, embora seja dominante e exuberante, não é agressivo. Inspira força, energia e boas vibrações. Assim, traz um pouco de otimismo para o presente/futuro.
2. Digital Lavender
A WSGN aposta na tranquilidade deste tom lilás, leve e delicado. Ele proporciona uma sensação de calma, muito bem-vinda após o período rígido e limitante da pandemia. Funciona como um “respiro” depois de tantas dificuldades.
3. Silêncio de Inverno
Aqui a indicação é da Coral. Trata-se de um amarelo em tom pastel e terroso, que leva um aspecto natural e positivo para os ambientes. Embora seja suave, a cor tem energia, pois tem fundo quente. Contudo, é bastante acolhedora.
4. Calcita Alaranjada
A estabilidade da terra está na calcita alaranjada, definida pela Suvinil como a cor do ano. Na mesma tonalidade da pedra que lhe dá o nome, ela remete à natureza, aos trabalhos artesanais e à efervescência dos anos 70.
Utilize as tendências de cores 2023 da maneira certa em seus ambientes. Para tanto é indispensável analisar as necessidades dos ocupantes e de cada espaço.
Nós, da DABUS ARQUITETURA, estamos mais que preparados para desenvolver o seu projeto! Chame no WhatsApp (11) 98327-6060 e saiba como podemos te ajudar.