Como seu negócio tem buscado se desenvolver e crescer? A gestão do conhecimento vem sendo trabalhada? Pois este é um aspecto muito importante para o avanço consistente da empresa. E também para acelerar este processo.
Muitos gestores não dão a devida atenção aos talentos, habilidades e experiências presentes em seu time. Assim, deixam de explorar todo esse potencial que poderia ser transformado em inteligência e conhecimento para o negócio como um todo.
Mas, a partir de agora, isso poderá mudar. Acompanhe o post de hoje e entenda porque esse tema é tão importante. Há muitos benefícios que podem ser aproveitados!
Mas o que é gestão do conhecimento?
Como mencionado, há diversas experiências e conhecimentos entre as pessoas de uma companhia. No entanto, eles se encontram diluídos em tarefas pontuais, documentos espalhados, grupos delimitados e ideias que nem sempre saem do campo teórico. Desse modo, a empresa deixa passar um bem extremamente precioso, que poderia fazer toda a diferença se fosse adequadamente aplicado.
Nesse sentido, a gestão do conhecimento existe para não deixar que um cenário caótico e desvantajoso se instaure. Trata-se de uma ferramenta que visa identificar os conhecimentos que estão ao alcance da organização. Estejam eles entre os indivíduos ou em meio a arquivos.
Mas, não apenas isso. Esse gerenciamento também ocupa-se da avaliação, distribuição e transformação em processos dos conhecimentos levantados. Então, a partir daí, se torna possível desenvolver uma empresa inteligente, integrativa e adaptada às novas necessidades. Os líderes conseguem entender o que ainda precisa ser alcançado para, assim, estabelecer metas mais coerentes.
Vale observar que, para tudo acontecer, é necessário implementar uma abordagem sistêmica. Além de ter visão de longo prazo e abrir espaço para a colaboração produtiva.
Benefícios para o negócio
Com uma gestão do conhecimento bem planejada e executada, o negócio passa a desfrutar de muitas vantagens competitivas. Tais como:
- Cultura de melhoria contínua;
- Educação corporativa;
- Equipes mais participativas e motivadas;
- Fortalecimento do senso de colaboração;
- Valorização do capital intelectual;
- Processos mais assertivos;
- Agilidade para identificar e corrigir erros;
- Redução de custos;
- Organização e economia de tempo;
- Clareza para a definição de objetivos;
- Aumento da qualidade de produtos e serviços.
O conhecimento deve sempre evoluir. Por isso, continue acompanhando nosso blog. Confira também 5 dicas de gestão de pessoas para ter um time mais eficiente!