Um dos aspectos mais importantes da Arquitetura Corporativa é o planejamento cuidadoso da identidade visual no escritório. Assim se torna possível criar espaços muito mais harmônicos, funcionais e em sintonia com a imagem da marca.
Ambientes de trabalho (e comerciais) com personalidade própria proporcionam experiências únicas. Desse modo, se tornam muito mais relevantes na mente dos usuários.
Tudo deve ser coordenado de maneira estratégica. Por isso, diversos fatores precisam ser considerados. Desde as necessidades dos ocupantes, até a criatividade em apresentar soluções surpreendentes.
Acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro!
Qual a importância da identidade visual no escritório?
Para que seja agradável, produtivo e eficiente, um escritório deve ser capaz de envolver os colaboradores. Nesse sentido, o ambiente é uma ferramenta de suma importância. Por meio dele é possível estabelecer uma forte conexão com a equipe a partir de elementos que tenham a ver com sua cultura, valores e objetivos.
Tais fatores, claro, precisam ter sinergia com o negócio como um todo. Enfim, com a marca. Portanto, sua identidade visual tem de estar evidente, a fim de estabelecer e/ou fortalecer o elo de identificação.
Um time que reconhece a empresa onde trabalha, por meio de seu espaço, passa a valorizá-la mais. E, sobretudo, se torna mais engajado, pois sente que faz parte de um grupo distinto. Um grupo com características próprias, comprometido com metas específicas.
Mas, como criar a identidade visual no escritório?
Primeiramente, é indispensável que a empresa tenha uma marca bem definida. Sem isso, não se torna possível desenvolver soluções minimamente coerentes.
A partir disso, o projeto de Arquitetura Corporativa deve se debruçar sobre as características apresentadas, a fim de criar aplicações visuais que as respeitem e valorizem.
Mas isso não é tudo. Em nenhum momento se pode negligenciar as preferências e reais necessidades dos ocupantes. Portanto, é necessário encontrar um equilíbrio. Então, a criatividade dos profissionais contratados têm de ser explorada ao máximo.
Outro ponto a ser destacado é o Manual de Identidade Visual. Ele deve ser seguido com total atenção. Entretanto, em alguns casos, ele não existe, o que pede, então, a sua criação.
É muito importante que os arquitetos estejam alinhados com o Marketing, porque é essa a área responsável por definir o correto posicionamento da marca. Portanto, é certo definir que se trata de um trabalho interdisciplinar, que vai muito além de gostos pessoais ou experimentações aventureiras.
Com nossa equipe da DABUS ARQUITETURA você e seu negócio contam mais de 30 anos de experiência aplicados, de maneira totalmente personalizada, ao seu projeto.
Garanta a identidade visual no escritório e tudo o mais que seu negócio merece. Fale com a gente pelo WhatsApp 98327-6060.