As áreas de convivência na empresa são essenciais para aproximar o time e criar uma atmosfera mais dinâmica. No entanto, elas podem ir além e se tornarem espaços mais produtivos para o negócio como um todo. Como isso é possível?
No artigo de hoje, apontaremos medidas importantes capazes de impulsionar esses ambientes de maior descontração. Se bem planejados, eles auxiliam a conquistar resultados superiores. E, sem dúvida alguma, é isso que você almeja.
Vem com a gente e conheça as dicas. Passe a ter um olhar mais inteligente sobre o seu escritório!
Características das áreas de convivência na empresa
Quando se fala em áreas de convivência na empresa logo vem à mente pessoas conversando, comendo, relaxando. Realmente, a proposta para esse espaço é permitir que os colaboradores possam interagir e esquecer um pouco a tensão do trabalho.
Assim, o layout desse local deve ser planejado para estimular o diálogo e afastar os ocupantes, por exemplo, do isolamento focado nas telas dos celulares. Portanto, acomodações e assentos próximos costumam ser utilizados para provocar a interatividade.
Mas, vale observar que as áreas de convivência também podem assumir outras propostas. Como reuniões informais, ou mesmo atividades em grupo. Ocasiões estas perfeitas para abordar questões diretamente relacionadas à organização.
O que fazer para tornar os espaços de convívio mais produtivos?
A seguir relacionamos 3 dicas bem objetivas. Para colocar em prática mesmo! Então, tome nota!
1. Foque em experiências humanas
As áreas de convivência na empresa têm de ser voltadas especialmente a necessidades humanas. Sobretudo de relações interpessoais. Por isso, não queira transformar o ambiente em um lugar cheio de regras. Muito menos em uma extensão das estações de trabalho. As pessoas precisam se sentir bem e confortáveis ali. Devem ter condições de reabastecer as energias, tanto física quanto psicologicamente falando.
2. Promova atividades em grupo
Dinâmicas e reuniões informais podem ser bem-vindas. Entretanto, desde que mantenham uma orientação colaborativa e sem rigidez. Desse modo, não será proibido estimular a equipe a encontrar soluções para problemas, desenvolver a criatividade e alinhar a comunicação.
3. Capriche no projeto
É crucial que todo o ambiente esteja em sintonia com a identidade da marca e, ao mesmo tempo, com as necessidades próprias de cada empresa. A partir de uma visão sistêmica sobre essas necessidades torna-se possível elaborar espaços que contribuam com o clima organizacional, retenção de talentos e desempenho do time.
Leia também nosso artigo em que relacionamos as razões para se investir nas áreas de convivência.
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