As relações de convivência na escola são intensas. Elas permeiam a própria natureza do ensino-aprendizagem. Envolve alunos, professores, diretores, funcionários e até pais. Assim, é indispensável pensar sobre o que pode ser feito para que essa rede de relacionamentos se desenvolva da melhor forma possível.
Nesse sentido, faz-se necessário falar em convivência democrática. Ou seja, com espaços e condições para que todos sejam respeitados e acolhidos em suas diferenças.
A construção de valores e a convivência na escola
O post de hoje não tem, de maneira alguma, a intenção de esgotar o tema. Até mesmo porque ele possui diversas facetas. A ideia é apresentar alguns caminhos que podem ajudar a estabelecer um ambiente escolar mais equilibrado, saudável e agradável.
Sem valores sólidos, reafirmados e abraçados pela coletividade se torna praticamente inviável caminhar rumo a um convívio produtivo. Por isso, é importante que cada instituição estabeleça com clareza quais são os seus valores e o que esperam daqueles que fazem parte do conjunto. Entretanto, sem deixar de lado o espaço para o diálogo e para o desenvolvimento democrático da convivência.
As ideias clássicas sobre o bem, o belo, o verdadeiro e outras virtudes precisam acompanhar a missão da escola, atreladas aos seus reais desafios e propostas. Além disso, vale destacar, que o ser humano tem de ser valorizado com a abrangência de uma concepção socioemocional. Portanto, rompendo as barreiras de uma educação meramente profissionalizante.
Como melhorar as relações de convívio escolar
Acompanhe a seguir 4 medidas que podem contribuir sensivelmente para melhorar a convivência no âmbito escolar.
1. Crie espaços de diálogo
A partir do diálogo é possível não só resolver conflitos, como também evitá-los. É crucial que todos os envolvidos com a escola contem com meios de expor suas opiniões, fazer solicitações e solucionar crises. Conversas em grupos, ou mesmo por aplicativos de mensagens, podem ser adotadas e gerenciadas em prol da igualdade de expressão.
2. Promova programas de integração
Para uma boa convivência, o ambiente escolar precisa ser firmado como um espaço democrático, que respeita e acolhe a diversidade. Por isso, criar programas de integração pode ser um caminho interessante. Mas, de forma ampla, que possa ser aplicada, por exemplo, à integração de novos alunos, de famílias em situação de vulnerabilidade social e de grupos diversos da comunidade.
3. Desenvolva espaços acolhedores para todos
Aqui estamos falando de espaços físicos. Ou seja, de uma Arquitetura que não segregue. Mas, pelo contrário, ofereça condições para que todos possam exercer com conforto e qualidade a ocupação do ambiente escolar. Então, ele precisa ter acessibilidade e apresentar elementos que não valorizem apenas esta ou aquela religião, esta ou aquela cultura, dentre outros cuidados.
4. Trabalhe por um currículo plural
Naturalmente, a diversidade e a pluralidade não devem ser respeitadas apenas na dimensão arquitetônica. Elas devem estar também nas abordagens, currículos e materiais pedagógicos. Devem estar bem orientadas nos discursos dos professores e também nas atividades propostas.
Nós, da DABUS ARQUITETURA, podemos ajudar a sua instituição a partir de nossa experiência de mais de 30 anos na elaboração de projetos diversificados. Sobretudo, claro, na área de Arquitetura Escolar.
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