Acompanhar as tendências de consumo 2022 é essencial para as empresas e marcas guiarem suas estratégias diante de um ano repleto de mudanças. Os reflexos da pandemia e do isolamento social são os principais propulsores das transformações, tão marcadas por um novo estilo de vida.
De acordo com os apontamentos da WGSN, veremos o despontar de 3 perfis de consumidores. Além de saber quais são eles, relacionaremos também outros fatores importantes que podem impactar a atuação do seu negócio.
A WGSN é uma consultoria global que estuda tendências de consumo, lifestyle e design de produtos. Segundo ela, 2022 vai exigir das companhias muita flexibilidade, resiliência e criatividade.
Então, acompanhe e fique por dentro!
As tendências de consumo 2022 em 3 perfis
Conforme mencionado, o estudo da WGSN prevê 3 perfis de consumidores para os próximos anos. Entretanto, os estabilizadores, os comunitários e os novos otimistas possuem um aspecto em comum. Todos eles apresentarão forte necessidade de interação humana. O que deve ser motivado por razões como medo, dessincronização social, resiliência e otimismo radical.
- Estabilizadores: são aqueles que priorizam o equilíbrio nos mais variados âmbitos da vida. Eles buscam por experiências de varejo simplificadas, compras tranquilas e relacionamentos transparentes com as marcas.
- Comunitários: estes desejam viver uma nova era pautada no localismo. Querem se abrigar em sua comunidade e, assim, redefinir a agitada rotina de trabalho.
- Novos otimistas: preocupados com os crescentes níveis de medo e ansiedade, eles se focam na busca por momentos de alegria.
Design de experiência
Ainda de acordo com a WGSN, o design de experiência será uma importante ferramenta frente às tendências de consumo 2022. Isto porque, a partir de agora, os consumidores não estarão mais interessados apenas no “ter”. Mas, sobretudo, no sentir e compartilhar. O desejo de posse será substituído pela vontade de usar e transformar algo, de modo que possa ser lembrado por muito tempo.
Marcas como a Uber e o Airbnb possuem modelos de negócios que vão a esse encontro. Pelos serviços que oferecem, seus clientes não precisam arcar com os ônus trazidos pela posse. Eles resolvem suas necessidades de forma prática e pontual. Assim, a experiência que pode ser transformada em lembrança é o que mais conta.
Compra facilitada
Para o novo consumidor o processo de compra deve ser fluido, independentemente da plataforma por onde ele acontece. A aquisição deverá ser a mais facilitada possível, seja em ambiente físico ou digital. Portanto, se tornará crucial investir em soluções de vendas, pagamentos e estoque, capazes de se adaptarem ao meio em que estiverem inseridas. O consumidor não poderá se preocupar em ter de resolver, ele mesmo, nenhuma das etapas de compra.
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