Arquitetura Autoral: como é desenvolvida?
15/04/2025
Apesar do caráter lúdico que permeia o universo das crianças, educação infantil é coisa séria. Afinal, ela faz parte de uma fase crucial do desenvolvimento humano. Neste processo, o ambiente escolar precisa ser pensado e planejado com cuidado. Nele, é importante que os pequenos se sintam acolhidos e, ao mesmo tempo, desafiados e estimulados.
Diversas transformações sociais e culturais impactaram intensamente o âmbito educacional nos últimos anos. Sobretudo após a pandemia de COVID-19. Os métodos e o espaço de ensino tiveram de acompanhar as mudanças de mentalidade e os avanços tecnológicos.
Não é mais possível recorrer apenas às práticas tradicionais. Novos cenários precisam ser criados. Novas ferramentas precisam ser experimentadas. As crianças de hoje precisam de mais liberdade!
Acompanhe o conteúdo a seguir e fique por dentro de parâmetros essenciais para a educação infantil atual!
Boa parte da vida dos estudantes é passada dentro da escola. Além das atividades formais, múltiplas vivências corroboram para a formação do indivíduo e do jovem cidadão. Cada ambiente é um palco significativo para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Assim, a escola pode ser concebida como o seu segundo lar.
Mas, para que isto seja aplicado ao cotidiano da turma, é indispensável oferecer as condições necessárias para que ela se sinta confortável e à vontade. Entretanto, isto não significa abandonar as diretrizes que prezam pela disciplina.
Os espaços devem levar os ocupantes a se expressarem com criatividade e espontaneidade. Áreas internas e externas podem ser exploradas para enriquecer os aprendizados, além de outros recursos capazes de tornar as lições mais dinâmicas.
As brincadeiras são expressões naturais da infância que podem ser exploradas como práticas de ensino, desde que bem planejadas como tal. Brincar ajuda a desenvolver a coordenação motora, assim como habilidades cognitivas.
Então, nessa direção, vale a pena investir em espaços que estimulem a interação e a resolução conjunta de problemas. Não são apenas as brinquedotecas que podem fazer isso. As bibliotecas, salas de aula e áreas de convivência também são locais com grande potencial.
É importante assinalar que os ambientes escolares devem ser idealizados para desafiar as crianças nos campos cognitivo, social e motor. Portanto, elas devem contar com recursos e oportunidades para realizar tarefas sensoriais e sociais intensas.
Pular, subir, descer, correr e outros movimentos como estes têm de conviver com cheiros, sabores, sons e toques que provocam o corpo, a mente e as emoções. Assim, cada canto da escola assume um papel na missão de educar. Seja a própria sala de aula, como o jardim, a quadra ou o refeitório, por exemplo.
Em meio a tantos estímulos e cenários não se pode esquecer de garantir a segurança na educação infantil. Pisos antiderrapantes, brinquedos adequados para cada idade, câmeras de segurança e higienização reforçada são alguns cuidados que não podem ser deixados para depois, além de muitos outros.
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Referências: Maple Bear, Brasil Escola.