Para muitos, branding e identidade visual traduzem o mesmo conceito dentro do marketing. Entretanto, a verdade é que, embora se complementem, essas são especialidades distintas. E entendê-las bem, no contexto de projetos comerciais e corporativos, pode fazer toda diferença.
Também na Arquitetura a marca de um negócio precisa ser explorada de forma estratégica. Não se pode esquecer que o escritório de uma empresa funciona como um meio de comunicação. Ele expressa ideias, mensagens e estilos, os quais precisam estar em concordância com todo posicionamento almejado.
A identidade visual é uma parte do processo. Já o branding é o trabalho realizado para que todos os esforços em torno da marca sejam coerentes, sólidos e diferenciados.
Entenda melhor a seguir!
O que é identidade visual?
As cores, tipografias, papelaria, traços e logotipo, assim como as soluções que definem como tudo isso irá se comportar em diferentes mídias e materiais, fazem parte da identidade visual. Para que ela seja eficiente, esses elementos gráficos devem estar em harmonia com os valores e a personalidade do negócio. Portanto, envolve um trabalho que vai muito além de gostos pessoais ou meros padrões estéticos.
Por meio das características visuais criadas busca-se diferenciar uma marca dentre tantas outras presentes nos meios de comunicação. Sejam eles on ou offline.
Branding é uma estratégia de gestão de marca que visa construí-la, apresentá-la e desenvolvê-la no mercado de acordo com um posicionamento capaz de chamar a atenção, sobretudo, do público-alvo. É graças às medidas aplicadas nesse processo que a marca ganha “alma”, personalidade e tom de voz.
O que é branding?
O branding anda lado a lado com o planejamento e tem uma atuação estratégica de caráter mais amplo. Por isso, não se ocupa apenas da parte visual.
Qual a diferença entre branding e identidade visual?
Branding e identidade visual se ocupam da criação e manutenção de características capazes de tornar uma marca evidente no mercado. Porém, enquanto a segunda se volta somente aos aspectos visuais, a primeira contempla múltiplos fatores que compõem o posicionamento de uma empresa.
Uma boa identidade visual não pode existir antes dos estudos e direcionamentos do branding. É ele que aponta qual é a maneira mais adequada de falar com o público, tanto de maneira verbal, quanto não verbal. Define a personalidade da marca, sua missão, visão, valores e outras questões relativas a sua existência.
O branding na Arquitetura
Para que projetos de Arquitetura Corporativa e de Arquitetura Comercial sejam desenvolvidos de maneira assertiva é necessário, primeiro, entender profundamente o posicionamento do negócio.
- Se é novo ou já possui uma imagem consolidada.
- Se precisa reforçar seus valores ou renovar sua identidade.
- Se atende o público “X” ou “Y”.
- Se tem a intenção de se expandir ou já possui outras unidades (como é o caso das franquias).
- Se é mais admirado por este ou aquele fator.
- Se tem uma assinatura visual versátil ou que só permite poucas adaptações.
Enfim, há diversos pontos que devem ser levados em consideração. A identidade imagética precisa sim ser respeitada – quando existe. Contudo, é fundamental também buscar um alinhamento maior com os objetivos da companhia. E, como você já sabe, eles não são apenas visuais.
Com mais de 30 anos de trajetória, a DABUS ARQUITETURA conta com toda expertise necessária para dar vida a projetos com propósitos definidos. Tudo conforme a estratégia da empresa e seus esforços para impactar o mercado com uma mensagem atrativa e coerente.
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