Lidar com pessoas que precisam cuidar da saúde exige, sem dúvida, cuidados especiais. Mesmo um exame de rotina pode provocar ansiedade e medo. O que dirá de situações realmente mais delicadas. Portanto, o atendimento em clínicas é um pilar de suma importância para a adesão ao tratamento, assim como para o próprio negócio.
A experiência do paciente é um conceito que tem ganhado uma atenção mais minuciosa por parte dos profissionais do setor. Além de favorecer resultados médicos mais positivos, o acolhimento e o conforto proporcionados contribuem para um movimento de fidelização e, ao mesmo tempo, de expansão. Isso porque ao elogiar os serviços recebidos, os pacientes atendidos acabam por despertar o interesse de outras pessoas pela clínica ou consultório.
Hoje, relacionaremos estratégias para que o departamento de atendimento ajude a garantir experiências ainda mais encantadoras. Acompanhe a seguir!
Atendimento em clínicas pós-pandemia
Por conta do surto do novo coronavírus os cuidados de higienização e de outros métodos de prevenção tiveram de ser elevados à máxima potência. Sobretudo nos ambientes da Saúde.
Este é um cenário pelo qual o atendimento em clínicas não pode passar despercebido. É necessário pautar a questão com foco e energia. Afinal, ela envolve a integridade física de todos os envolvidos. Tanto pacientes, quanto o time de profissionais.
Assim, é necessário criar soluções assertivas junto à gestão e demais áreas pertinentes. O atendimento pós-pandemia deverá ser prático, rápido e seguro no longo prazo!
Confira agora as medidas que farão a diferença e estimularão a conquista de mais pacientes.
1. Invista em tecnologia
A pandemia acelerou a adoção de novas tecnologias em muitos setores. Na Saúde não foi diferente. Então, é essencial escolher as melhores ferramentas e facilitar ao máximo o acesso a elas. Pacientes que tiverem dificuldade em encontrar meios para se comunicar de forma digital, logo perderão o interesse. É preciso estar presente nas plataformas mais utilizadas por eles, responder com agilidade nesses canais, viabilizar teleconsultas e automatizar processos para tornar o atendimento mais inteligente. Com um sistema desse tipo é possível permitir que os próprios pacientes façam o agendamento de suas consultas, por exemplo.
2. Evidencie os cuidados de prevenção
Mais do que definir medidas reforçadas de prevenção a doenças, será importante evidenciá-las. Seja na porta da clínica, no ambiente de espera ou mesmo na sala de consulta, as pessoas farão ainda mais questão de se sentirem protegidas. Portanto, passe a exibir em quadros, displays e TVs internas, por exemplo, as precauções tomadas no local. Ademais, explore-as também nos meios de comunicação externos a fim de gerar maior credibilidade no mercado.
Sugerimos a leitura de nosso artigo sobre tendências para clínicas pós-pandemia!
3. Mantenha a equipe atualizada
Com a expansão da adoção de ferramentas digitais, se tornou indispensável a capacitação da equipe. Além de cursos sobre as especialidades clínicas, ela deve agora acompanhar também as novas tecnologias. O atendimento deve estar na dianteira dessa busca! Há muitos programas que podem auxiliar nessa missão, inclusive disponíveis na própria internet.
4. Colha as opiniões dos pacientes
A opinião de quem frequenta a clínica é uma informação preciosa. A partir dela é possível tomar medidas assertivas em direção das expectativas da maior parte do público. Sempre deve haver disposição para se ouvir o que ele tem a dizer! Seja de maneira formal (com questionários formatados) ou mesmo informalmente (em conversas espontâneas). Uma boa dica é aproveitar o celular para enviar pesquisas rápidas.
5. Planeje bem o espaço físico
A Arquitetura exerce grande poder de influência sobre o conforto dos ocupantes. Então, ela deve ser cuidadosamente planejada para acolher e tranquilizar. Deve ainda garantir fatores como as condições de acessibilidade e de funcionalidade técnica no local. Com uma ambientação agradável e bem-preparada maiores serão as chances de retorno e de interesse por parte de novos pacientes.
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